A mulher sempre escolhe

Respondendo à nossa pesquisa “Porque ele nunca mais ligou?” , Enzo Zanchetta abre mão do anonimato e expõe sua opinião sobre as mulheres.

Me chamo Enzo. Tenho 30 anos. Sou advogado e professor, com mestrado em Teoria Geral do Direito e, recentemente, desenvolvendo um projeto de doutorado na mesma área. Solteiro (embora a vida sexual seja ativa), amante de bons vinhos, bom cinema, boa música e, sobretudo, bons livros. O que, desde cedo, sempre me levou a conhecer mulheres interessantes [algumas mais modernas, outras, nem tanto. Talvez, a minha tese esteja correta (eu tenho várias teses sobre as mulheres – a mulher é, para mim, uma ciência em si, pode crer, risos…): ninguém é moderno quando se ama], tanto no Brasil quanto na Itália ou em Açores, onde morei por uns anos.

Esse tema do ligar no dia seguinte é, antes de mais nada, palpitante e desafiador para quem o estuda e o analisa, tanto na Psicologia quanto na Física do Amor (a Biologia). Já esteve no cinema e na literatura em incalculáveis vezes. Para abordá-lo adequadamente, eu teria que escrever um livro inteiro. De modo que, nessas linhas, fujo a pretensão de esgotá-lo. Deixo apenas umas miúdas colaborações para aquelas que ocuparem a vista nesse desiderato.

Pois bem, a cultura sempre foi uma constante em minha vida. Freqüentador assíduo de livrarias e bibliotecas. Nesse ambiente, sempre fui presenteado, no mais das vezes, com a companhia de mulheres inteligentes e sexualmente decididas. Todos os relacionamentos que tive, vieram até mim. Nunca sendo a recíproca verdadeira. Essa é outra tese minha: a mulher sempre escolhe. O homem sempre é escolhido. Aliás, a mulher adora esse verbo: “escolher”. Mulher e seletividade são duas coisas muito próximas. Percebi isto desde cedo. A mulher quando quer “ser escolhida”, cortejada, ela própria cria as condições necessárias. Mulheres são seres lingüísticos (semióticos). Adoram as palavras. Então, quando a mulher gosta do camarada, ela o presenteia com diálogos, quer seja com a boca, quer seja com os olhos. Embora, em determinadas circunstâncias, possam haver jogos (estratégias femininas), onde não perceberemos isso. Contudo, normalmente, quando o sujeito se vê envolvido pelo interagir verbalmente feminino, ele foi o escolhido. E, definitivamente, não escolheu. Isso é como uma dança, na qual não é o homem quem tira para dançar. Em que pese alguns imbecis acharem isso (a inteligência não é algo que se encontra em qualquer esquina, mas, certamente, está em quase todas as mulheres – e, em alguns poucos homens). Dessa verbalidade feminina nasce a relevância do telefonar no dia seguinte (mulheres “gozam” pelos ouvidos). O que para o homem, ser semi-verbalizado, não tem a mesma importância.

Particularmente, eu nunca prometi telefonar no dia seguinte ou em qualquer outro dia. Na vida, fiz poucas promessas. Mas, realizei muitas coisas. O que destaco, como homem, é que o fato de ligar não significa para o macho que foi bom, que valeu a pena ou teve importância. Deixei de ligar para mulheres inesquecíveis e liguei para outras sem expressividade no conjunto de minhas paixões. Os homens são seres matemáticos cujo cérebro costuma fazer uma coisa a cada vez. Enquanto a mulher é mais sistemática e dinâmica, o homem é mais focado e exato. Então, nas vezes em que liguei foi porque tive tempo e pude me lembrar de pegar o telefone. Algo, como se percebe, sem relação direta com a importância daquela pessoa para mim. Obviamente, não foi o caso de eu nuca mais aparecer para aquela mulher. O fato é que as coisas sempre ocorreram para mim de modo muito natural. Eu nunca marquei nada, mas a vida sempre deu um jeito de eu me esbarrar com aquela dama.

Esse é um tema que mereceria uma resposta mais longa. Falar mais sobre o perfil de cada mulher e do meu próprio perfil para poder responder de modo mais apurado. Entretanto, tenho que me limitar a isso por questão de espaço (inclusive para não cansar as leitoras). Em pese faltarem muitos elementos para abordar. Talvez noutra oportunidade. Autorizo a publicação. Um forte abraço, Enzo Zanchetta.

3 comentários em “A mulher sempre escolhe

  1. Se essa linguagem franca, transparente, máscula caminha por nossos olhos e penetra na mente tão astutamente… penso no que sua imagem provoca no imaginário feminino… hehehe
    Se te ver, já disse um “”provavelmente sim”” rs.. Parabéns pelo texto!

  2. Olá,
    Gostaria de estudar as diferenças entre os homens e mulheres e claro poder contar com a verdade do outro seria bem mais partico e eficiente. Expor os perfis de cada sexo é importante. Gostaria de entender o porquê do homem se distanciar depois de uma relação sobre a qual a emoção, os toques, o sentimento se expressam mais que as palavras e as posições do ato sexual.o sentimento parece ser reciproco para que aconteça uma segunda vez. Porém parece que o homem não está enteressado em elaborar estratégias para que o ato se repita e ao mesmo tempo a mulher nota que ele quer.
    Rosiany Campos Ribeiro-37anos – Pedagoga

  3. Preciso discordar desse entendimento. Penso que um relacionamento é mais valioso, mais interessante e duradouro quando o homem escolhe. A arte da conquista é fascinante, e no relacionamento homem-mulher, quem deve conquistar é o homem. Você por exemplo, autor do poste, pelo que vejo, conquistou uma bela vida profissional, mas a sentimental não é (ou não era) bem sucedida. Parece que sempre teve muitas mulheres facilmente, por isso nunca experimentou se esforçar pra conquistar uma. Isso tornou sua vida sentimental um tédio, por isso está (ou estava) sozinho (mesmo acompanhado). Tipo assim… deixa a vida me levar. Isso pra mim é fraqueza. Mas escreve bem. Kkkk. Abraço.

Deixe uma resposta

LEIA TAMBÉM

(Think Stock)
AMOR E SEXO

Gestos simples que mantêm o casal em sintonia

O que você acha que pode realmente fazer o casal durar? Sexo, saídas românticas ou crianças? Não, não e não! Certos comportamentos, certas iniciativas contribuem em grande parte para alcançar uma riqueza de amor duradoura. Há ainda mais particularmente três ações que fazem o casal funcionar (e essa é a ciência que diz isso!). A […]

LEIA +
(Think Stock)
AMOR E SEXO

Compatibilidade no amor: Existe um segredo para se dar bem?

Quem tem a chave para longevidade de um casal? Ciência, destino? Conhecemos a compatibilidade com o amor em comparação com astrologia, numerologia ou mesmo o horóscopo. E quanto à ciência? Existe realmente uma ciência do amor? A taxa de compatibilidade entre duas pessoas pode ser medida por um conjunto de conhecimento que temos sobre o […]

LEIA +
(Thinkstock)
AMOR E SEXO

Horóscopo do amor: veja como cada signo se relaciona

A astróloga Rosa di Maulo fala o perfil de cada signo em um relacionamento amoroso e com quais é mais compatível ÁRIES Você tem muita facilidade de atrair novos relacionamentos. O desafio é continuar interessada pelo parceiro, depois da conquista. Tudo que é muito fácil e previsível, se torna entediante, às vezes precisa de uma […]

LEIA +
%d blogueiros gostam disto: