A nova etiqueta da beleza

Como dizer à sua amiga que o desodorante dela venceu? E se uma colega de trabalho exibe um verdinho nos dentes em plena reunião? Vale avisá-la na frente de todos? Um time de experts em beleza e etiqueta vai ajudar você a passar por esses e outros embaraços sem cair do salto.

Já houve época em que usar esmalte de cor forte nos pés não era de bom-tom, sobretudo se você queria ser uma mulher chique. E deixar a raiz do cabelo escura, então? A responsável por essa gafe entrava direto para a lista negra das belas e bem tratadas. Sem falar das situações saias-justas que apareciam pelo caminho: se o cabeleireiro cobrava uma exorbitância para aparar as pontas, por exemplo, a cartilha de boas maneiras mandava pagar sem chiar. Ainda bem, os tempos mudam!! O que manda a nova etiqueta da beleza está aqui, nestas questões delicadas do dia-a-dia das leitoras, respondidas por um time de experts.

P. Durante um almoço de negócios, uma colega exibe um resíduo de salada entre os dentes. Devo avisá-la na frente de todos?

R. Avise, sim, mas com jeitinho. “Tente sentar ao lado dela ou passar um bilhete”, sugere a consultora de etiqueta Célia Leão. Outra saída é chamar a atenção da colega e fazer um movimento discreto apontando para os dentes. “O que não deve é deixar alguém passar por esse tipo de constrangimento”, orienta Célia.P.

P. Existe algum problema em escovar o cabelo enquanto espero na fila do cinema? E quanto a retocar a maquiagem?

R. Pentear cabelo em público é desnecessário e pode incomodar quem estiver próximo a você. “Além disso, hoje a moda pede um visual casual”, conta Júlio Crepaldi, do salão Galeria, em São Paulo. “Passar os dedos entre os fios dará um ar mais natural.” Agora, você tem sinal verde para passar um blush ou pó rapidamente ou retocar o batom após um drinque.

P. O que responder quando a depiladora comenta “Nossa, sua sobrancelha parece uma mata virgem”?

R. Se você confia muito na competência dela, leve na esportiva e responda com um “É justamente por isso que estou aqui, querida”. E olha o conselho de um especialista, o hair stilyst Marco Antônio de Biaggi: “Suas sobrancelhas devem ser feitas por um maquiador com noções de simetria, e não pela depiladora”.

P. Posso espremer uma espinha no banheiro do escritório? E quanto a usar fio dental?

R. Cutucar espinhas ou cravos durante o expediente está proibido. Primeiro, porque não é aconselhável fazer isso em nenhuma situação, sob pena de piorar mais o aspecto da sua pele. Segundo, porque ninguém precisa presenciar essa cena de higiene íntima. Quanto ao fio dental, o lugar ideal para usá-lo é mesmo o gabinete fechado do banheiro. Não há nada de elegante nesse exercício de vaivém para eliminar restos de comida.

P. Uma amiga me mostrou que pôs silicone. Fiquei sem saber o que dizer, pois acho que ela nem precisava de plástica. Qual deveria ser o meu comentário?

R. Em vez de dar sua opinião, devolver a pergunta seria uma ótima saída: ver o que ela achou do procedimento, se ficou satisfeita com o resultado… Comentários depreciativos, nem pensar. Os experts em etiqueta são unânimes em recomendar: o importante é compartilhar esse momento com sua amiga. Se a moça ficou feliz, sinta-se assim também.

P. É errado aceitar uma minimaquiagem gratuita de uma grande rede de cosméticos quando sei que não vou comprar nada?

R. Claro que não. Esses brindes servem mesmo para divulgar a marca. “A idéia é que você prove e vá para casa ver se o make combina com você, se não provoca nenhuma reação alérgica”, esclarece Júlio. Inês de Castro, autora do livro Etiqueta da Beleza (Original), faz coro com o cabeleireiro. “Você pode não comprar naquele momento, mas adquirir no futuro, caso goste.”

P. Como revelar a uma amiga, sem ofendê-la, que está cheirando a suor?

R. “Tente dizer que você descobriu um desodorante novo ótimo para quem leva uma vida tão agitada como ela”, sugere Cláudia Matarazzo, professora de etiqueta e comportamento empresarial na Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. Em se tratando de sua melhor amiga, vale presenteá-la com um produto que resista 24 horas. Ela entenderá o recado.

P. Ao cumprimentar alguém, se eu manchar sua bochecha ou sua roupa com meu batom, devo avisá-lo?

R. Se você sujou a bochecha, é fácil reparar o dano. Já manchar a roupa alheia é uma gafe daquelas. “Além disso, uma boa maquiagem não sai do rosto, portanto cuidado com os excessos”, declara Cláudia. O estrago está feito? O jeito é se desculpar e tentar ajudar sua vítima remover a mancha com gelo ou álcool.

P. Mudei a cor do cabelo e o resultado não saiu como eu gostaria. Posso exigir outra coloração gratuita?

R. “Vai depender do que foi acordado”, diz o colorista Juha Antero, do M.G. Hair Design, em São Paulo. Se foi você quem definiu a cor e depois mudou de idéia, é provável que amargue o prejuízo. Agora, se deixou nas mãos do profissional ou a cor não ficou como prometida, peça a ele que refaça a coloração. “A maioria dos profissionais se preocupa em ver a cliente satisfeita”, diz Juha.

Quebra de protocolo

Não falar de boca cheia, não palitar os dentes… Há um consenso de que essas normas não devem ser desrespeitadas. Entretanto, existem outras regras do mundo da beauté que podem, sim, ser quebradas sem que isso destrua a sua classe. Aqui, Marco Antônio de Biaggi aponta três delas:

1. Perfume Você não precisa ter uma fragrância diferente para cada estação do ano. Pode muito bem usar o seu perfume eleito de dia e de noite, faça chuva ou faça sol.

2. Esmalte Unhas dos pés pintadas de escuro ficam incríveis com sandália aberta. Arrisque sem medo.

3. Tintura Deixar um dedo de raiz com a cor natural do seu cabelo, além de não ser crime, dá um toque moderno ao visual.

Deixe uma resposta

LEIA TAMBÉM

(Thinkstock)
BELEZA

Como proteger a pele do sol e ainda garantir um bronzeado

Descubra como conquistar uma pele linda neste verão A temporada de verão traz duas máximas: as brasileiras adoram se bronzear e o filtro solar é imprescindível. Nas próximas páginas, mostramos como equilibrar essa equação para garantir o dourado na pele sem manchas, marcas de expressão nem doenças graves. De quebra, trazemos todas as novidades em proteção, de produtos que […]

LEIA +
(Thinkstock)
BELEZA

Passo a passo para a pele perfeita

A dermatologista Alessandra Fraga, que cuida de famosas como Marina Ruy Barbosa, diz quais são os cuidados diários essenciais com a pele São tantos cuidados com a pele que dizem que é importante hoje em dia que, às vezes, fica difícil saber os essencias. Por isso, procuramos a dermatologista Alessandra Fraga, que desenvolveu a linha de […]

LEIA +
(Thinkstock)
BELEZA

5 dicas para o seu cabelo crescer forte e bonito

Conversamos com um terapeuta capilar e hairstylist que deu dicas incríveis para você incentivar o crescimento dos fios. Já  pode ter acontecido de você cortar o cabelo curtinho e se arrepender. Ou então cansar de manter o visual joãozinho e decidir deixar os fios crescerem. Mas esse processo todo parece uma tortura: o cabelo demora […]

LEIA +