
Desfrute os benefícios do vinagre: ajuda a emagrecer e protege a saúde
O vinagre é um condimento utilizado para tornar alguns alimentos mais saborosos, aromáticos, e ainda, como conservante para que não estraguem. Sua história está estreitamente ligada ao vinho, pois quando a bebida fica azeda, ela se transforma em vinagre. Mas não só do vinho é feito o vinagre. Este pode ser produzido a partir de maçãs, pêras, uvas, melões, beterrabas, entre outras fontes fermentáveis de carboidrato.
Os vinagres já vêm sendo utilizados há muitos anos com algumas finalidades medicinais, como a cura de feridas e úlceras, por causa de sua propriedade desinfetante e antiinflamatória. No passado, também era usado como um hipoglicemiante para diabéticos, que tomavam o vinagre na forma de chá para diminuir o nível de glicose no sangue.
Recentes investigações científicas têm demonstrado claramente as propriedades antimicrobianas do vinagre, sendo ele efetivo em inibir o crescimento de certas bactérias. Este condimento apresenta também ação antisséptica em relação à Salmonella spp. e outros patógenos do intestino que causam infecções e epidemias, assegurando um ambiente ácido do suco gástrico, que representa uma defesa contra as intoxicações microbianas que podem ocorrer. No entanto, quando ingerido em excesso, a ação digestiva é prejudicada até o momento que se torna corrosivo para a mucosa gastro-intestinal.
Estudos realizados com ratos demonstraram que a ingestão de vinagre junto com os alimentos pode diminuir a pressão arterial e aumentar a concentração e retenção de cálcio no organismo, diminuindo respectivamente o risco de problemas cardiovasculares e de osteoporose. No entanto, pesquisas sobre este tema ainda estão em andamento com humanos.
Foi reportado também que pessoas que consomem óleo e vinagre nas refeições possuem riscos significativamente mais baixos para isquemia no coração quando comparados àquelas que raramente faziam uso destes condimentos.
O vinagre tem apresentado alguns fatores anti-tumorais: seja estimulando células de defesa contra células cancerosas, ou como efeito anti-tumoral por causa de compostos polifenóis. Estes nada mais são que compostos sintetizados por plantas, que exercem um efeito anti-oxidativo, o que inibe agressões celulares por radicais livres, sendo então considerado como um fator de proteção contra o câncer. Pesquisas demonstraram, também, que a ingestão do vinagre foi positivamente associada à diminuição de risco para câncer esofágico.
Desde 1988, o vinagre vem sendo testado e, ocasionalmente, utilizado por pessoas diabéticas para diminuir os níveis de glicose sanguínea, níveis estes que devem estar sempre adequados e devidamente regulados pelos hormônios insulina e glucagon.
A resposta que certo tipo de alimento pode causar nos níveis de açúcar do sangue é chamado índice glicêmico, o qual, se for muito alto, é prejudicial tanto para pessoas com diabetes, quanto para pessoas saudáveis. Conforme pesquisas, alimentos com alto índice glicêmico levam ao maior acúmulo de gordura abdominal. O vinagre, neste caso, pode diminuir o índice glicêmico de determinados alimentos.
Outro efeito benéfico na utilização do vinagre nos alimentos é que a resposta insulínica à glicose é menor quando utilizados cerca de 1 a 2g de vinagre em 50g de alimento, provocando aumento da saciedade por mais tempo e subseqüente diminuição da fome. Em termos práticos: o vinagre pode ser um aliado no emagrecimento.
Portanto, o consumo do vinagre pode ser benéfico à saúde, no entanto, como tudo na vida, ele deve ser adequado e equilibrado para não causar efeitos adversos. Por isso, utilize-o como um tempero na sua alimentação e, de quebra, desfrute de seus benefícios.
Aline Petter Schneider é nutricionista clínica e personal diet. Coordenadora do Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS). Doutora em Ciências da Saúde(PUC-RS). Docente e Supervisora de Estágio do Curso de Nutrição do Centro Universitário Metodista IPA (RS).