Apresentando o Blog Longevidade de Silvia Masc

Convidada pela Profª Cristiana Passinato para ser colaboradora no Caderno R, achei que devia contar como iniciei minhas atividades na internet e sobre o que escrevo.

Em julho de 2008 prestando uma singela homenagem aos meus pais criei um blog chamado “Melhor Idade” a inspiração veio da observação da vida ativa e do envelhecimento saudável deles. Para escrever sobre o assunto, foi necessária muita leitura, já que não tenho formação na área de geriatria ou gerontologia, porém à medida que fui me envolvendo com assuntos relativos aos idosos, e tendo uma resposta de quase 13 mil visitas em poucos meses, senti que não era simplesmente uma homenagem a eles, mas também, uma maior responsabilidade com os leitores, já que se tornou fonte de consultas, por pessoas que leem, opinam, comunicam e até de alguns que passaram a fazer uso didático do conteúdo (alunos de cursos de enfermagem e cuidadores). Passei então a ler muito mais sobre o assunto, e entre outras ideias para serem colocadas aqui, algumas leituras me fizeram repensar o nome do blog, e mudaram a minha visão do que foi “batizado” de Melhor Idade. Em uma das leituras tomei ciência sobre os milhões de idosos que são molestados fisicamente e moralmente diariamente no Brasil e no mundo, outra foi a entrevista feita com a Dra. Dorli Kamkhagi – Coordenadora do Grupo de Gênero do Amadurecimento do Instituto de Psiquiatria, no Hospital das Clínicas de São Paulo, e que também tive o privilégio de ouvi-la em uma palestra na USP.

Trecho da entrevista: A solidão, o medo das perdas e doenças, as transformações físicas, perdas econômicas e a dificuldade de fazer o ajuste entre o que acha de si mesmo e o corpo que efetivamente tem. Há uma imagem idealizada da velhice: quem não é maratonista fica frustrado. Tem gente que luta, mas, para a maioria, é uma fase difícil. A gente envelhece como vive: quem se interessava pela vida aos 50, continua assim aos 80. É só pensar em pessoas como a artista plástica Tomie Ohtake. O ideal é ponderar que não é preciso ser uma bailarina, mas é possível andar.

Também me chamou a atenção, um comentário, feito pela Prof. Neuza Guerreiro de Carvalho (Vovó Neuza, como prefere ser chamada) – 79 anos que mesmo aposentada, continua intensamente produtiva , ela disse ao auto definir-se:

Todas as idades tem o seu encanto, e a etapa do idoso, na maioria das vezes não é a Melhor Idade. “Não me chamo velha, não estou na Terceira Idade – a vida não se conta pelo número de anos vividos; não estou na Melho/ridade – porque podemos encontrar coisas boas em qualquer etapa da vida; não gosto de Feliz/idade porque soa artificial… Prefiro dizer, mais poeticamente parafraseando Machado de Assis:
Estou naquela idade inquieta e duvidosa que é um fim de tarde e começa a anoitecer Então, vou me colocar em uma faixa etária, numa idade cronológica – 78 anos – por questão de identificação temporal.”

Refletindo sobre as palavras da Dra. Dorli ditas na entrevista e nas palavras da Prof. Neuza alguém que vive há 79 anos, ativa e produtiva, não pude deixar de achá-las ditas com sabedoria e então imaginei que Melhor Idade, não mais cabia.

O nome do blog passou a ser LONGEVIDADE, com a proposta de “fazer crer, que através da informação, do conhecimento e da aplicação desses, a vida se torne muito melhor e que seja longa, ativa, com alegria e bem estar, respeitando as limitações de cada um”.

E para atender aos inúmeros e-mails, sobre perguntas relacionadas à informática e Internet, criei em parceria com a Cristiane Fetter do Blog TO DOIDA e o Carlos Rangel do Blog Nômade Bit o UNSTRAP (Soltar) que dá dicas, e tira dúvidas dos internautas da 3ª.s e 4ª. Idades.

Entendendo também que a longevidade está diretamente ligada à uma boa alimentação, criei o Blog Molly Colecionadora de Receitas Ideias e Dicas, que além de receitas dá dicas domésticas, mostra idéias e enfatiza a Ecozinha.

E o mais recente, é um espaço, chamado Longevidade/Agenda, com informações sobre eventos ligados à saúde do idoso, lazer, cultura e entretenimento.

Entrevista completa da Dra. Dorli aqui

23 comentários em “Apresentando o Blog Longevidade de Silvia Masc

  1. Parabéns, Silvia.
    Já acompanho seu blog Longevidade com atenção, pois eu também estou na “”idade inquieta e duvidosa que é um fim de tarde e começa a anoitecer””.
    E agora, fiquei sabendo dos seus outros blogs que, com certeza, devem ser muito úteis. Aproveito para lhe dizer que, além do “”Blog da vovó …mas não só”” , tenho mais dois, e num deles, “”Aprendendo a blogar e muito mais””, passo dicas sobre blogar (conforme vou descobrindo-as). Por isso, serei também fiel leitora do seu blog de dicas.
    PArabéns!
    Heloisa

  2. Olá, Silvia,

    parabéns pra vc, pelo seu sucesso! Que linda história a sua! Sua dedicação e criatividade te levem cada vez mais para o Sucesso!!!

  3. Poder contar com uma pessoa
    tão linda e inteligente como
    você é um presente que todos nós da melhor idade, merecemos.

    obrigada…

  4. Obrigada à todos vocês pelas palavras carinhosas e incentivadoras.
    Me sinto feliz por ocupar um espaço no caderno R,há um conteúdo bem diversificado, postado por pessoas sérias e capazes.
    VOLTEM SEMPRE!
    beijo à todos. 😛

  5. Só quem te conhece sabe o quanto és carinhosa, atenciosa e amorosa com os que estão ao seu redor… Parabéns e, Sucesso sempre!

  6. que beleza feliz
    Tanto do texto como da Autora.
    ela mostra o caminho da vida
    para os maiorzinhos queridos
    com os cuidados de doutora…

  7. “”Dedicação com responsabilidade””! Talvez seja esta a frase que define a Sílvia Masc. Uma pessoa devotada a um objetivo e que procura os meios confiáveis de divulgar suas idéias. A conheci, também como blogueiro, através do “”Molly”” e daí nasceu uma amizade e colaboração, que tanto bem me faz. Obrigado a Sílvia e a tantos outros que fazem de sua vida, algo de útil à humanidade.

  8. Vc tem a minha admiração.
    Gente como vc, corajosa e
    à frente de seu tempo, que
    cria ferramenta com o único
    objetivo de ajudar, elucidar e
    facilitar a vida de outras
    pessoas, merece ser aplaudida
    de pé.
    Parabéns!

    Lembrei desse poema de Cecília Meireles

    Retrato

    Eu não tinha este rosto de hoje,
    assim calmo, assim triste, assim magro,
    nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
    Eu não tinha estas mãos sem força,
    tão paradas e frias e mortas;
    eu não tinha este coração que nem se mostra.
    Eu não dei por esta mudança,
    tão simples, tão certa, tão fácil:
    Em que espelho ficou perdida a minha face?

    Graças a pessoas como vc, muitos idosos de hj já

    não se enxergam assim.

  9. Querida amiga Silvia,só hoje consegui entrar aqui.Mas normalmente nunca perco o “”Longevidade”” diaria.Meus parabens e sucesso
    bjs do amigo Alexander

  10. Silvia…

    Vc está realmente muito metida!! kkkkkkkkk
    Parabéns. Seu espaço é delicioso, é informativo, transmite veracidade e trata de assuntos diversos que por vezes não paramos para refletir. Traz alertas, dicas e isso é muito bom! Não sabia do outro blog sobre alimentação, vou lá olhar…
    Super beijo
    Lu

  11. Fiquei feliz de te encontrar neste espaço! Já conheço seu trabalho do LONGEVIDADE e tenho certeza de que vc. contribuirá muito com o caderno R por meio de suas observações e análises sempre perspicazes e necessárias.

  12. Silvia,o google é de um relaxo que vc nem imagina.para vc ter uma idéia, só consegui remover minha conta do orkut depois de 1 mês de insistentes tentativas e reclamações.e até ameaças de processo contra ele eu fiz. a página do fórum de reclamações de pessoas que tentam remover seus perfis do orkut tinha nada menos que 700 reclamações! pessoas que estavam tentando remover a 1 ano e não conseguiam por descaso do google.Precisamos ter muito cuidado com o que escrevemos por aí…eles nem ligam se o artigo é de autoria de uma determinada pessoa e está sendo divulgada com nome de outra pessoa.
    Bjs!

Deixe uma resposta

LEIA TAMBÉM

(Think Stock)
SAÚDE

Mitos e verdades sobre suspender a menstruação

Especialista responde as principais dúvidas sobre o tema Cólicas, irritação, inchaço e TPM são alguns dos sintomas do período menstrual. Por esses motivos, interromper ou suspender a menstruação permanentemente tem sido uma ideia atrativa para muitas mulheres. “Foi-se o tempo em que o período menstrual era o melhor termômetro do bom funcionamento do organismo e […]

LEIA +
(Renata Rea/Divulgação)
SAÚDE

Suchá de hibisco com laranja para desinchar o corpo

Aprenda a variar o gosto da bebida sem perder os benefícios da flor Se existe um chá (ou melhor, infusão) que faz sucesso entre quem quer emagrecer, o nome dele é hibisco. Em grande parte pelos benefícios: seus fitoquímicos, especialmente as antocianidinas, ativam algumas enzimas que participam do processo de desintoxicação do organismo. E, por […]

LEIA +
(reprodução)
SAÚDE

Coletor menstrual: prós, contras e como funciona

Entenda por que o famoso copinho é tão diferente do absorvente tradicional Você provavelmente já ouviu falar dele. Com a promessa de ser mais confortável e higiênico do que o tradicional absorvente, o coletor menstrual é muito simples: com um formato semelhante ao de uma taça, o produto é feito de silicone cirúrgico ajustável ao […]

LEIA +
%d blogueiros gostam disto: