
O melhor amigo dos lábios é imbatível na preferência nacional. Veja algumas curiosidades sobre este bastão mágico que não sai da boca das mulheres.
DE NORTE A SUL
Os tons preferidos pelas brasileiras variam de acordo com a região. Confira o que faz sucesso do Oiapoque ao Chuí.
NORTE E NORDESTE
“As mulheres dessas regiões preferem os tons alaranjados, marrons, dourados e acobreados”, afirma Marcos Costa, da Natura. Cores vibrantes, como o rosa e o vermelho, também são muito usadas, segundo dados da marca O Boticário.
SUDESTE
Há a predominância de tons mais neutros, como cor de boca e rosa-pálido. As cariocas, porém, preferem batons cor de boca com cintilação, puxando para o dourado, conforme O Boticário.
SUL
Cores mais discretas, como café e marrom, fazem o maior sucesso entre as sulistas, de acordo com uma pesquisa da Avon. E, como a maioria das mulheres tem pele clara, o rosa é muito procurado.
CENTRO-OESTE
Bronze e dourado são tons muito procurados pelas mulheres dessa região, informa Marcos Costa. O diretor executivo de marketing da Avon, Alberto Moreau, acrescenta que os tons nude e rosa são os campeões de venda da marca.
RAIO X
Saiba o que está por dentro do bastão mágico.
A base, que dá a consistência endurecida ao batom, é feita com óleos vegetais, como o de mamoma, e ceras, como a de carnaúba. É aditivada com vitaminas e filtro solar.
Os pigmentos podem ser feitos com eusina (uma substância derivada de corantes que reagem com as proteínas superficiais da pele, gerando uma tonalidade rósea persistente) ou com corantes, que são inorgânicos (obtidos de substâncias minerais) ou sintéticos (compostos químicos). “Esses últimos são potencialmente mais danosos e, em alguns casos, causam irritação. A eusina, usada em alguns batons de longa duração, pode alterar o pH dos lábios, ressecando-os e, em alguns casos, levando a inflamações, principalmente em pessoas alérgicas”, alerta Sônia Corazza. Para garantir maior fixação e não causar irritação, as boas marcas substituem a eusina por ceras naturais, como as de abelha e de carnaúba, e uma técnica especial de concentração de pigmentos e corantes.
A cintilação do produto se deve à presença de minerais naturais, como a mica.
O cheiro do batom tem relação direta com a consumidora-alvo. As notas frutais agradam principalmente as garotas. Fragrâncias de baunilha, com um toque mais quente e sensual, são mais comuns em batons sofisticados, que agregam benefícios de tratamento. Geralmente, a fórmula contém a dosagem de 0,5% de fragrância.
Você já deve ter lido na internet mensagens catastróficas em relação à fórmula do batom conter metais pesados e causar câncer. Para o nosso alívio, a notícia é infundada, segundo Sônia Corazza. “A dosagem existente, regulamentada pelos órgãos competentes, é ínfima e segura.”