Brasileiros desejam mais flexibilidade no trabalho

(reprodução)

Apenas 56% têm essa possibilidade hoje.

Os trabalhadores brasileiros gostariam de ter mais flexibilidade no trabalho. Segundo pesquisa feita em pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope, sete em cada dez brasileiros querem horários mais flexíveis, mas apenas 56% têm essa possibilidade hoje e 73% têm o desejo de trabalhar em casa ou em locais alternativos.

A divisão das férias também fez parte da pesquisa e mostrou que 53% gostariam de poder dividir as férias em mais de dois períodos. O número é maior entre os mais jovens: para os trabalhadores entre 16 e 24 anos, 62% gostariam de ter mais períodos de férias.

Acima dos 55 anos, esse número cai para 44%. Ainda assim, 58% gostariam de poder entrar em acordo com o chefe para reduzir o horário de almoço e sair mais cedo e 63% gostariam de poder entrar em acordo com o chefe para trabalhar mais horas por dia em troca de mais folgas na semana.

Além disso, 62% gostariam de poder receber o vale-transporte diretamente em dinheiro. Entre 16 e 24 anos, 64% preferem receber o benefício em dinheiro. O porcentual é mais baixo nos trabalhadores acima de 55 anos, quando apenas 49% preferem que trocar a forma de receber o vale-transporte.

Em meio à crise, a pesquisa perguntou ainda se aceitariam realizar acordos de redução de jornada e salário com o empregador para manter emprego e 43% responderam afirmativamente. Outros 54% não aceitariam a proposta. A rigidez nos horários é ainda maior nos empregos formais. Apenas 38% afirmam que a flexibilidade faz parte da rotina em quem tem emprego formal, no informal, esse número chega a 76%.

Com o mesmo desenho, 42% dos trabalhadores formais tem a opção de trabalhar em casa, enquanto nos empregos informais, chega a 74%. A pesquisa foi feita de 18 a 21 de setembro de 2015. No total, foram 2002 entrevistas feitas em 140 municípios do país.

Fonte: Época

 

Deixe uma resposta

LEIA TAMBÉM

(ThinkStock Photos)
VIDA E TRABALHO

Faça a carreira crescer em 10 passos

A advogada Marienne Coutinho fala sobre a importância de fazer contatos para crescer na carreira e diz por que essa prática pode ajudar as mulheres a conquistar cargos de poder Uma das coisas que mais gosto de fazer é networking (ou construção de relacionamentos). Comecei a investir na minha rede de contatos há muitos anos, depois de participar […]

LEIA +
(Jupiterimages/Thinkstock)
VIDA E TRABALHO

12 palavras e expressões para riscar agora do seu currículo

Substituir palavras muito utilizadas, acrescentar experiências concretas e buscar detalhes da carreira são alguns pontos que podem valorizar o documento. Elaborar um currículo está longe de ser uma tarefa fácil. Em meio a tantas dúvidas, selecionar quais informações merecem mais ou menos destaque é o grande desafio de qualquer profissional. Mesmo para aqueles que possuem uma grande […]

LEIA +
(getty images / thinkstock)
VIDA E TRABALHO

Empreendedorismo materno: mães que conciliam negócios e filhos

No projeto Maternativa, você pode procurar produtos e serviços prestados apenas por mães O Empreendedorismo Materno é uma modalidade de negócio ainda pouco disseminada: a maior parte das representantes desse grupo são micro ou pequenas empreendedoras. O diferencial? A escolha profissional foi direcionada para um caminho que trabalho e maternidade pudessem caminhar de mãos dadas. […]

LEIA +