Imprimir esta página

Apê alugado (e incrível!)

  Bruna Lourenço

Transformar um apartamento de apenas 60m² na ‘casa dos sonhos’ não é exatamente a coisa mais fácil do mundo, porém as arquitetas Catherine Nunes e Lara Magalhães, do Bloom Arquitetura, completaram essa missão com louvor. O apê, que fica em Fortaleza, é o novo endereço de Catherine e seu marido, um jovem empresário.  Bem certa do que queria, a moradora contou com a ajuda da sócia para deixar os ambientes descolados e aconchegantes – isso tudo tirando máximo proveito do espaço disponível e levando em consideração que o imóvel é alugado. Ou seja, os móveis precisavam ser versáteis para que pudessem ser usados em outros lugares, se necessário.

Justamente por ser alugado, o apartamento não permitia alterações muito drásticas, como a remoção de paredes ou a integração total, então a moradora preferiu remodelar a cozinha de forma discreta, apenas aumentando a área de bancada, aplicando novos revestimentos em determinadas áreas e fechando a antiga abertura que o cômodo tinha para a sala. Com essa parede extra,Catherine pôde montar um bar bem equipado com nichos que armazenam objetos sem pesar no visual e ainda instalar uma mesa embutida, o que permite acomodar mais visitas.

Apaixonada por design, a arquiteta fez questão de usar móveis modernos e que levam a assinatura de jovens profissionais da área, como as cadeiras criadas por Zanini de Zanine ou Marcelo Ligiere. Já a marcenaria, que inclui o painel da televisão ou o buffet de apoio à mesa de jantar, foi desenhada pelo próprio estúdio Bloom — que procurou otimizar cada centímetro livre. Materiais naturais como a madeira pinus e a palhinha trazem um toque de brasilidade e contrastam com os tons pastel de outros detalhes, em verde menta ou rosa claro. Em especial no quarto, que é bem feminino!

Dá ou não dá pra tirar boas inspirações desse projeto?

Fonte: Glamour