Segundo o feng shui, tralhas acumuladas e desordem dificultam o fluxo de energia no ambiente. Quer você acredite ou não na milenar arte chinesa de harmonização de ambientes ou não, dá pra negar que uma casa organizada facilita a vida?
Quer ver só? Você já chegou atrasada a uma reunião depois de procurar um tempão as chaves de casa só porque não dispendeu alguns segundinhos para colocá-la no lugar quando chegou em casa? Já pagou multa porque esqueceu de pagar uma conta, que não estava na pilha de contas a pagar? Demora muito pra se vestir de manhã porque não encontra as combinações certas? Perde muito tempo procurando "aquela" blusa e a encontra amarfanhada e sem condições de uso?
Eu, como bagunceira crônica, sei bem o que é isso. Depois de ver minha casa mergulhada num caos de papéis, objetos inúteis, revistas velhas resolvi colocar uma ordem na minha vida. Começei pelo meu guarda-roupas e, acreditem, fez uma diferença enorme na minha cabeça. Aos poucos a ordem para outras partes da casa.
Pesquisei por métodos de organização e adaptei ao meu espaço e às minhas necessidades. O resultado? Minha irmã disse que meu armário agora parece mostruário de boutique. Quer elogio maior?
O começo: tirei tudo do armário e coloquei em cima da cama. Separei em pilhas de "uso", "não uso" e "vou pensar".
A pilha das "não uso" foi doada: roupas que não usei por mais de um ano; aquelas peças muito surradas que ficavam lindas em mim (porque não comprei duas peças de cada?); aquelas que definitivamente não combinam comigo e as que há tempos precisavam de .
A pilha "vou pensar" foi a mais difícil. Roupas há muito fora de moda, mas que marcaram algum momento de minha vida, presentes de amigos queridos, aquelas em que "arrasei" em alguma festa. Muitas acabaram voltando para o armário, mesmo sabendo que nunca mais usaria.
Depois de decidir o que ficava no armário, separei as roupas por seções: saias, calças, camisas, camisetas, etc. Organizei cada grupo por cores da mais clara para a mais escura, formando um degradê e pendurei tudo nos cabides, cada qual na sua seção.
E no final ficou assim:
Para deixar tudo ainda mais bonito escolha cabides iguais. Os de madeira são lindos e duram muito, mas quem tem pouco espaço como eu deve preferir os de aramado.
Deixe o armário cheirosinho e sem mofo espalhando bolinhas perfumadas de cerâmica pelas gavetas, o assoalho e também pendure algumas. Mas cuidado com as roupas escuras.
Se animou a começar? Quer mais motivos?
Então, queridas, mãos à obra. Organize sua vida!
Então, queridas, mãos à obra. Organize sua vida!