Imprimir esta página

Muitas vezes, sentimos um ligeiro desânimo em relação a nossa vida e a expectativa de novos acontecimentos em nosso redor, o que não deixa de ser normal, pois somos seres humanos, e como tal possuímos uma enorme vontade de crescimento em todas as áreas de nossa vida.

Mas em algumas ocasiões este desânimo, pode atingir um nível muito alto de estresse e nesse momento passamos a sentir uma grande fraqueza emocional, e começamos a apresentar os primeiros sintomas de uma depressão.

Observamos alguns sintomas comuns em indivíduos com depressão:

Uma falta de ânimo muito grande, baixa auto-estima, cansaço generalizado, dores musculares, insônia, baixa energética, culpa... entre outros.

Aos primeiros sintomas devemos sempre procurar um profissional da saúde, mas podemos ultilizar a aromaterapia como um complemento ao tratamento clínico.

Devemos utilizar óleos essenciais relaxantes recomendados para combater o estresse, porque aliviam a depressão já que são normalizadores e revigorantes, entre eles, se destacam:

Camomila Romana, Gerânio, Lavanda, Rosa, Ilângue- iIângue, Sândalo, Esclaréia, Lemongrass, Alecrim.

Evite ficar longos períodos do dia sozinho, procure sempre alguém para conversar.

Faça uma dieta alimentar com alimentos que contenham:

- Cobre ( frutos do mar, peixe, fígado, rins, lentilha, grãos de bico, feijão, carnes vermelhas, batatas, ervilhas, maçã, coco, mamão papaia).

- Zinco ( laticínios, feijões, lentilhas, nozes, sementes e cereais integrais).

- Cálcio ( laticínios, queijos, yogurtes, peixes como o salmão, merluza, sardinha, feijão branco, aveia etc).

- Óleo de linhaça ou mesmo a farinha de linhaça encontrata em supermecados indicada para complementar receitas de pães, bolos, ou misturadas em sucos de frutas naturais.

Banhos revigorantes:

3 gotas de óleo essencial de esclaréia, 2 de gerânio, 1 de ilângue- ilângue à água do banho.

massagens: faça uma auto massagem nós pés, pernas braços, pescoço, ombros, com uma mistura de: 15 ml de óleo carreador (óleo de amêndoas ou semente de uvas),  com 2 gotas de óleo essencial de lavanda e 2 de gerânio e 1 de camomila romana. orientação ao profissional. Cuidado ao comprar óleo essencial nunca compre" essência aromática", pois ela imita os óleos essenciais  mais não podem ser ultilizadas para este fim.

Faça caminhadas ao ar livre, leia livros de auto- ajuda e faça meditação.

Pratique a caridade.

 

 

Marcia Vizenttini

Tenho 45 anos, sou Terapeuta Corporal Holística, Naturopata, Mestre em Reiki Tradicional e Tibetano e Terapêuta Esotérica.
Tenho várias formações na área holística,e medicina tradicional chinesa como: Florais , aromaterapia, cromoterapia, auriculoterapia, ventosa, moxabustão, acupuntura com stiper, metafísica entre outras,  atuando nesta área à  5 anos, atendendo em consultórios e espaços holísticos, também ministro cursos e participo de palestras  sempre com temas relacionados a terapia holística, naturopatia e Reiki.
Escrevo artigos diversos para um site de auto conhecimento, além de escrever meus artigos sobre vários temas, venho me colocar a disposição das leitoras para esclarecimentos de dúvidas sempre sobre o tema em questão.   Email de  contato [email protected]