Não desabono o Google como fonte de pesquisa para qualquer assunto, porém é bom lembrar que em qualquer pesquisa seja sobre qualquer assunto, convém verificar também a qualidade e a credibilidade da fonte da informação, porque, é comum circularem textos dando a autoria à quem nunca as escreveu ou disse qualquer palavra sobre o assunto. Na internet, qualquer pessoa pode inserir informações, e nem sempre isso é feito com responsabilidade.
O e escritor Luiz Fernando Veríssimo, disse em entrevista, que circulam na Internet aproximadamente 400 textos, que jamais foram escrito por ele, vocês já devem ter recebido por e-mail um texto muito bem humorado e bem escrito intitulado O desafio da Gordura de autoria da Jornalista Rosana Hermann, do blog Querido Leitor, que circula pela rede como sendo do músico Herbert Vianna, que já afirmou nunca tê-lo escrito, nesse caso está sendo tirado da autora os créditos da idéia, da elaboração do texto etc. é grave, sim é, no mínimo falta de respeito com a autora, e essa apropriação do texto, não foi feita pelo Herbert Vianna, mas por alguém que não checou a autoria.
Agora em se tratando de saúde, a situação é mais grave. Por razões opostas, você poderá por mau entendimento da informação, ou por não entender a terminologia médica, entrar em pânico por motivos absolutamente infundados, ou entender que o seu problema não é grave e não requer acompanhamento, ou até passar a automedicar-se com medicamentos inapropriados, enfim, complicar mais ainda, ou tomar decisões baseadas em informações errôneas, complicando o que era simples, além da possibilidade de te levar à uma situação de estresse absolutamente desnecessária.
Segundo André de Faria Neto, historiador da Fiocruz, "a grande virtude e o grande problema da internet é a liberdade que temos para inserir informações nela." Afinal, vivemos em uma época com muita oferta de conteúdo, mas com poucos filtros capazes de avaliar o que pode ou não ser aproveitado. Neste sentido, perdem aquelas pessoas que ainda não possuem o discernimento necessário para selecionar o que realmente interessa. Ou seja, quem não tem um grau de instrução razoável para interpretar determinadas informações pode acabar se prejudicando ao seguir orientações vindas de fontes pouco – ou nada – confiáveis. E as consequências são bem preocupantes quando este indivíduo decide sair em busca de referências sobre a sua saúde, via Google.
André de Faria Neto relata também um projeto interessante que a Fiocruz está desenvolvendo, cujo principal objetivo é o de "formar o paciente informado"
Confira o vídeo Informação Saudável
O Google certamente tem grande interesse em aprimorar os mecanismos de filtragem para amenizar os riscos de levar informação errada à população. Enquanto isso não acontece, é importante que os diferentes setores da sociedade continuem a cobrar uma solução para o problema. Antigamente, ao procurar o significado de uma palavra em um dicionário de qualidade, não havia qualquer tipo de surpresa. Hoje, na pescaria do Google, fisga-se peixes graúdos, assim como botinas velhas (Dr. Ricardo Teixeira).
Dicas: Se na página que você estiver consultando sobre alguma doença, citar algum medicamento e na própria , ou por redirecionamento você for induzido à comprá-lo, é bom ficar atento, isso é um bom sinal de falta de credibilidade.
Se no artigo que você leu, citar o nome de algum profissional de saúde, verifique se esse profissional existe de fato, se ele publicou algum artigo, em que escola ele se graduou, essa pesquisa pode ser feita aqui: Plataforma Lattes .
Cerque-se de todos os cuidados antes de tomar decisões, e principalmente que a1a. delas, seja consultar o seu médico, ou um serviço de saúde.
Leia mais artigos:
16
Sílvia,
Relatar abusoVocê tem razão. É preciso muito cuidado com aquilo que é veiculado pelo google, e por e-mails.
Eu sempre desconfio da autoria desses textos que circulam pela internet.
Muita gente tem ""confiado"" muito no Google.
Relatar abusoAcho impressionante como as pessoas tem procurado diagnósticos médicos na rede, a ponto de questioná-los.
Gostei de te ver nesse espaço bacana, parabéns.
Bjs
Bela lição deu essa tia, e parabéns a moça que aprendeu também que faz o Longevidade, um blog que sigo e sinto ""amorosidade"" em cada linha.
Relatar abusoUm abraço moça!
Que delícia esse texto, agradável e com um ótimo ensinamento.
Relatar abusoEstou adorando ler essa coluna.
Uma graça esses tios, são os teus?
abraços
Sou muito cético quando recebo vários power-points, etc, atribuindo a autoria a fulano ou beltrano, geralmetne algum escritor ou articulista famoso.
Relatar abusoEscutei dia desses, o Arnaldo Jabor, na CBN, puto da vida com determinados textos que lhe são atribuídos.
Mas isso é o ""mal menor"". Pior é a circulação de informações inverídicas e que, eventualmente, possam até trazer prejuízos a alguém.
Não sei se o Google ou outros sites de busca, tenham formas de precaução contra isso, mas seria bom desenvolver, o que se torna a cada dia, uma exigência.
Parabéns pela matéria.A minha opinião sobre o assunto relatado na matéria por Jorgete Arante, que é apulada de cera ou traição na minha opinião são dois fatores diferente e um fator tem uma segunda chance.A pulada de cerca tem sim um chançe de ambos ser perdoado se existir amor na relação.
Relatar abusoA pulada de cerca pode acontecer em um momento de fragilidade no momento de carência até em um momento de solidão que as vezes não é por falta do amor do parceiro e sim desgaste pelo dia dia pela rotina por enfrentar dificuldades financeiras e outros broblemas particulares de uma relação a dois.Se fosse só beijos e abraços em uma relação vivida era uma maravilha mais não é.A responsabilidade é grande os desgastes emocional também vem junto.Sei que não é certo pra quém passa por esta situação não tem justificativa e ném desculpas
mas se tem amor na relação, a pessoa tem que analizar que um pulada de cerca não existe amor, e sim uma fraquesa emocional um impulso sem pensar ou um pedido de socorro pra própia parceira ou parceiro.
E atraição não tém perdão. Porque atraição é uma relação que já vem sendo construido acontecendo a dias semanas meses ou até anos sem aprceira ou parceiro saber as vezes até com pessoas bém procimas onde a decepiçao é bém maior.Quando existe uma traição na relação, não tem respeito a mulhe a filho a amigos.O individo se torna uma pessoa calculista e é só demagogia sem escrúpolo pior tudo pensado.Na minha opinião essa pessoa não tem perdão pra viver ao lado da familia que ele esta traindo.Essa é a minha opinião.
Parabéns Jorgete Arante pela matéria desejo muito suceso pra você. Abraço do Mizinho Dussamba
sempre respeitar os outro fumar em locais permitidos quando voce estiver fumando e esta acompanhado procure ficar mas longe e sempra nao bota apelido nos outro
Relatar abusoGentileza e uma coisa que temos em comum com todos. A frase já diz gentileza geragGentileza,mais vcs sabem como e uma pessoa gentil e sempre carinhosa com as pessoaas em si e em sua direçaõ. seja assim com todos a sua volta e nunca se esqueça que gentleza e sempre bom nós termos com as pessoas .. Esse e o meu comentario crie o seu aqui também!!!GENTILEZA É MUITO BOMMM!!!! :P
Relatar abusoSilvia, parabéns! Esse texto é de muita utilidade, principalmente para nós que estamos tão habituados à pesquisa rápida e eficaz. Logo, raramente buscamos a checagem da pesquisa.
Relatar abusoVc nos aponta isso de forma muito habilidosa. Um abraço.
Olavo.
Silvia,
Relatar abusoque beleza de texto! Informativo, útil e muito atual. Gostei muito. Gosto muito das coisas que vc escreve e sempre torço pelo seu sucesso!
Parabéns e um beijo!
Junior