Enxaqueca, uma armadilha te espera

Se fossemos escolher outro nome para denominar a mulher este, com certeza, seria hormônio. Essa palavrinha, que ainda me pergunto se é um elogio ou xingamento à condição feminina, é desculpa recorrente para várias manifestações tanto de nós mulheres, como de alguns homens.

Outro dia, enquanto tentava ler um livro no metrô, flagrei a conversa de dois homens sobre o humor das mulheres. Pelo que consegui entender, o assunto discorria em torno de uma discussão que acabou em lágrimas. Mas o que me chamou a atenção mesmo naquele papo, foi a conclusão de que sua mulher estava tendo uma crise hormonal! Brincadeira, né?! Me segurei para não começar um discurso ali mesmo.

Mas, somente me lembrei deles, os hormônios, hoje, porque acordei com aquele latejamento bem conhecido meu, nas têmporas. O frio na barriga foi inevitável. Enxaqueca! Depois que li, que a enxaqueca acontece devido a um desequilíbrio no cérebro envolvendo hormônios, confesso que fiquei um tanto quanto chateada com esses nossos intrínsecos habitantes. Ainda mais porque tinha de me preparar psicologicamente para três dias de hiper sensibilidade a tudo! Uma enxaqueca pode durar de três horas a três dias, adivinha quantos dias ela fica comigo?

Se você quer saber como se proteger da enxaqueca, só conheço um jeito. Se trancar no quarto escuro e não falar com ninguém, porque o mínimo som pode se transformar em uma tortura. Se tiver filhos, então… melhor ir para a casa da mamãe. Isso se ela não for do tipo falante! Então os “especialistas” descobriram uma palavra mágica: gatilho! Se você ler o que pode ser gatilho para uma crise de enxaqueca, não sai mais de casa: acordar cedo, acordar tarde, sol, comer gorduras… Aí você vai ao restaurante, serve aquele pratinho maravilhoso de salada, e um suquinho de laranja… Nem pensar! Frutas cítricas também podem provocam a dor. Acreditem, a lista não termina nunca! Imagina mais: vinho, queijo e chocolate. Dá para alguém me dizer como é que uma pessoa que tem enxaqueca namora? Então a resposta mais sensata seria: “Não coma!”. Experimenta só! Se você ficar com a barriguinha vazia, adivinha? Gatilho… E tem mais; ficar chateada (ah, isso nunca acontece com as mulheres), menstruação (dispensa até comentários, né?), não dormir…

Se você está achando que isso é um tormento, é porque não conhece os efeitos: alteração de humor, fotofobia, hipersensibilidade ao som, visão embaçada, cegueira momentânea (em alguns casos), e também um irritante pontinho brilhante dançando no seu olhar. E tem mais… vontade de vomitar (quase sempre chegando às vias de fato). Geralmente quando chega a esses limites, somente uma dose daquele coquetel milagroso que é injetado na veia resolve. E isso se a emergência do hospital não estiver em obras. Como esses lugares fazem reformas!É inesquecível para quem tem enxaqueca, fica marcado como uma tatuagem, trauma mesmo! Todos estes sintomas já seriam o suficiente para metade dos seres humanos se internarem em um hospital, e olha que ainda tem outros itens nessa lista.

Cuidado, ela pode te pegar! Especialistas declaram que a frequência da dor de enxaqueca em uma pessoa, pode ser de uma vez na vida a todos os dias. O engraçado é que passado os três dias, é como se nada tivesse acontecido, a vida volta inacreditavelmente ao normal. Resta a sensação de que saímos da condição terminal, e adivinha qual a primeira vontade? Comer doce (pelo menos no meu caso), porque afinal, depois de tanto sofrimento, a gente merece!

Joana Cabral

www.joanacabral.com.br
http://comconto.blogspot.com
www.tabletesculturais.com.br

Deixe uma resposta

LEIA TAMBÉM

(Think Stock)
SAÚDE

Mitos e verdades sobre suspender a menstruação

Especialista responde as principais dúvidas sobre o tema Cólicas, irritação, inchaço e TPM são alguns dos sintomas do período menstrual. Por esses motivos, interromper ou suspender a menstruação permanentemente tem sido uma ideia atrativa para muitas mulheres. “Foi-se o tempo em que o período menstrual era o melhor termômetro do bom funcionamento do organismo e […]

LEIA +
(Renata Rea/Divulgação)
SAÚDE

Suchá de hibisco com laranja para desinchar o corpo

Aprenda a variar o gosto da bebida sem perder os benefícios da flor Se existe um chá (ou melhor, infusão) que faz sucesso entre quem quer emagrecer, o nome dele é hibisco. Em grande parte pelos benefícios: seus fitoquímicos, especialmente as antocianidinas, ativam algumas enzimas que participam do processo de desintoxicação do organismo. E, por […]

LEIA +
(reprodução)
SAÚDE

Coletor menstrual: prós, contras e como funciona

Entenda por que o famoso copinho é tão diferente do absorvente tradicional Você provavelmente já ouviu falar dele. Com a promessa de ser mais confortável e higiênico do que o tradicional absorvente, o coletor menstrual é muito simples: com um formato semelhante ao de uma taça, o produto é feito de silicone cirúrgico ajustável ao […]

LEIA +