Especialistas de moda dão dicas para se vestir bem em uma entrevista de emprego

(IMAX TREE)

Escolher o visual correto pode ser mais um ponto a seu favor na hora de conquistar uma vaga. Vestir-se de acordo com o ambiente, prezar pelo conforto e investir em uma peça-chave são algumas sugestões de experts no assunto

Quem diz que não quer impressionar em uma entrevista para conseguir um trabalho está mentindo. Suas qualidades são o que conta, mas a primeira impressão também é fundamental. Além de analisar seu currículo e discurso, pode ter certeza que aquela pessoa na sua frente irá reparar no que você está usando. Salto alto ou sapatilha? Maxiacessórios ou peças delicadas? A seguir, algumas respostas de gurus da moda.

1. CONSERVE SUA PERSONALIDADE
“Quando você se veste para alguma entrevista de emprego, é claro que você deve usar algo adequado com a posição, mas também tem que ser fiel à aquilo que você é. Acho que o look ideal é o que mostra conhecimento sobre o que está acontecendo no mundo da moda (ou seja, você estar por dentro das tendências), mas que ao mesmo tempo destaca seu estilo pessoal.”
(Nina Garcia, diretora criativa da Marie Claire americana).

2. VISTA-SE DE ACORDO COM O AMBIENTE
“É muito importante mostrar que você está ciente o suficiente para se vestir de acordo com o ambiente. Dito isso, você deve dar um toque pessoal ao visual, tome liberdade para se expressar com cores, texturas e acessórios bem escolhidos para a ocasião.” 
(Rachel Wang, diretora de mercado de moda do site Style.com).

3. APOSTE EM ITENS ESSENCIAIS
“Acho que a pessoa deve usar algo apropriado para a posição que está concorrendo, então esse visual pode ser muito diferente, uma vez que, às vezes, há diferentes tipos de trabalho em uma empresa. Eu acho que a joia é uma boa forma de personalizar o look, especialmente se as peças que você usa são vintage ou têm algum valor sentimental. Eu também sugeriria vestir uma blusa com mangas longas ou um blazer, é um pouco estranho ver alguém com os braços descobertos em uma entrevista”
(Hilary Kerr, co-CEO e co-fundadora do site Who What Wear).

4. NA DÚVIDA, OPTE PELO CLÁSSICO
“Vestir-se bem não tem a ver com marca, mas sim como você se comporta. Para mim, é preciso ter confiança e escolher um look que reflita sua personalidade. Eu indicaria um visual mais clássico e elegante porque essa deve ser a primeira e melhor impressão que você irá passar.”
(Melissa Hobley, vice-presidente de marketing da Boots USA).

5. MENOS É MAIS
“O que me impressionaria? Para ser sincera, seria algo similar com o que eu vesti para a minha entrevista aqui… Se alguém surgisse com algo que parecesse inteligente, mas simples e de boa qualidade, e complementasse com um ou dois acessórios de impacto, eu ficaria surpresa imediatamente. E, claro, você deve se sentir relaxada e confortável na entrevista. Eu sempre penso que quando mais você se veste, ou tenta fazer um papel, mais incômoda você ficará.”
(Natalie Kingham, diretora de compras do site Matches Fashion).

6. PREZE PELO CONFORTO
“Você deve parecer elegante, mas também sentir-se confortável com o look. Há algo um pouco trágico em ver alguém mancando no corredor com saltos que estão matando seus pés, ou em um paletó que está obviamente apertado e dando coceira. É difícil conversar com uma pessoa que está inquieta e com dor, e uma boa entrevista tem tudo a ver com um bom diálogo.
(Meredith Rollings, editora-chefe do site Red Book).

7. NÃO TENTE SER FASHIONISTA DEMAIS
“O que você veste em uma entrevista é mais importante do que aquilo que as pessoas pensam. O que você está usando comunica quem você é antes de mesmo de abrir sua boca. Na minha opinião, é tão importante ser elegante quanto ser bem articulado. Um grande erro que meninas comentem é tentar parecer tão na moda que acabam esquecendo o profissionalismo. Eu preferiria conhecer pessoas que aparentam ser um pouco mais sérias e conservativas. Mostre seu gosto com os tecidos, cores e cortes das peças que escolheu, e talvez com um acessório chave. Com um blazer, por exemplo, você não erra. Ele emana estabilidade e atitude. Certifique-se de que seu cabelo está limpo, suas unhas feitas e que seus sapatos estão em bom estado. Todos olham para os pés.”
(Katherine Power, co-fundadora e CEO da Clique Media).

Fonte: Marie Claire

Deixe uma resposta

LEIA TAMBÉM

(ThinkStock Photos)
VIDA E TRABALHO

Faça a carreira crescer em 10 passos

A advogada Marienne Coutinho fala sobre a importância de fazer contatos para crescer na carreira e diz por que essa prática pode ajudar as mulheres a conquistar cargos de poder Uma das coisas que mais gosto de fazer é networking (ou construção de relacionamentos). Comecei a investir na minha rede de contatos há muitos anos, depois de participar […]

LEIA +
(Jupiterimages/Thinkstock)
VIDA E TRABALHO

12 palavras e expressões para riscar agora do seu currículo

Substituir palavras muito utilizadas, acrescentar experiências concretas e buscar detalhes da carreira são alguns pontos que podem valorizar o documento. Elaborar um currículo está longe de ser uma tarefa fácil. Em meio a tantas dúvidas, selecionar quais informações merecem mais ou menos destaque é o grande desafio de qualquer profissional. Mesmo para aqueles que possuem uma grande […]

LEIA +
(reprodução)
VIDA E TRABALHO

Brasileiros desejam mais flexibilidade no trabalho

Apenas 56% têm essa possibilidade hoje. Os trabalhadores brasileiros gostariam de ter mais flexibilidade no trabalho. Segundo pesquisa feita em pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope, sete em cada dez brasileiros querem horários mais flexíveis, mas apenas 56% têm essa possibilidade hoje e 73% têm o desejo de trabalhar em […]

LEIA +