Estudo revela por que novelas fazem sucesso

Se você sente uma pontada de culpa ao assistir a uma novela na TV ou ao comprar uma revista de fofocas sobre a vida de celebridades, relaxe. Convença-se que está apenas reproduzindo um altamente respeitável mecanismo ancestral de sobrevivência, revelaram psicólogos escoceses em um artigo que será publicado na edição deste sábado do semanário científico britânico New Scientist.

Os cientistas desenvolveram uma espécie de teste mental semelhante ao jogo ” telefone sem fio” e deram a 10 voluntários quatro textos diferentes para ler e pediram a eles que escrevessem do que se lembrassem numa redação, passando-a para um novo grupo de voluntários. O processo foi repetido quatro vezes.

A versão final dos textos foi, então, comparada com o original – e os pesquisadores descobriram que as fofocas, envolvendo decepção, infidelidade e interação de outras pessoas era mais facilmente lembrada e transmitida com a maior precisão.

Comparativamente, os voluntários tiveram mais dificuldades para lembrar de informações meramente descritivas sobre indivíduos ou seu ambiente.

Os resultados sugerem que os seres humanos atribuem uma grande importância a informações pessoais e sociais.

A possível razão é que descobrir a vida privada e as interações de outras pessoas é um mecanismo de sobrevivência chave.

O Homo sapiens é uma espécie que vive em grupos, portanto é essencial para os indivíduos aprenderem o que outros membros da tribo estão fazendo e o que isto significa em termos de riscos e interesse.

“Se a inteligência dos primatas evoluiu originalmente para solucionar problemas complexos, tais como controlar uniões mutáveis ou se contrariar a decepções, portanto é possível que a inteligência do homem atual traz um legado desta história de seleção, aqui expressa como uma inclinação da memória para (guardar) informações sociais”, explicou Alex Mesoudi, pesquisador da Universidade de St. Andrews.

Esta necessidade de saber o que vai acontecer pode explicar a popularidade duradoura das novelas e da indústria da fofoca, acreditam os cientistas.

As descobertas serão publicadas no britânico Journal of Psychology.

Deixe uma resposta

LEIA TAMBÉM

(Débora Islas/CLAUDIA)
FIQUE POR DENTRO

Encarceramento de mulheres cresceu 500% nos últimos 15 anos

De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional, órgão ligado ao Ministério da Justiça, o Brasil tem aproximadamente 37 mil mulheres em situação de cárcere, habitando 103 estabelecimentos penais exclusivamente femininos e 239 mistos (que abrigam homens e mulheres). Os dados oficiais apontam para um crescimento acelerado do número de mulheres presas: mais de 500% em […]

LEIA +
(Thinkstock)
FIQUE POR DENTRO ㅤㅤ

8 dicas para mulheres que viajam sozinhas

Editora da Lonely Planet da América do Sul aconselha a pesquisar e planejar antes de ir Viajar sem companhia pode parecer uma ideia assustadora para algumas mulheres. Medo de se perder, de ficar sem uma acomodação, ou até mesmo dificuldades com a língua local podem anular a vontade de fazer uma viagem. A médica Katia […]

LEIA +
(Getty Images)
FIQUE POR DENTRO

O discurso empoderador de Angelina Jolie

Não é surpresa alguma: o discurso de Angelina Jolie mais uma vez é motivo de inspiração para todas nós – a atriz revelou como se sentia fora dos padrões na infância e incentivou o reconhecimento da diferença. Acompanhada das filhas Zahara e Shiloh, Angelina Jolie fez sua primeira aparição pública após a cirurgia de remoção do ovário […]

LEIA +