Estudo vê semelhança entre cérebro de gays e do sexo oposto

Pesquisa sueca também viu semelhanças entre gays e mulheres heterossexuais.

Um estudo conduzido por pesquisadores suecos mostrou que o cérebro de homens gays é fisicamente parecido com o das mulheres heterossexuais, enquanto o de lésbicas se assemelha ao de homens heterossexuais.

Por meio de exames de ressonância magnética, os cientistas, da Universidade Karolinska, compararam as dimensões dos dois hemisférios do cérebro em 90 pessoas, entre homo e heterossexuais.

Ao analisar os resultados, os especialistas observaram que homens homossexuais e mulheres heterossexuais têm os hemisférios cerebrais simétricos, enquanto os dois lados do cérebro de lésbicas e homens heterossexuais são assimétricos, com o hemisfério direito consideravelmente maior do que o esquerdo.

Os pesquisadores ainda investigaram possíveis diferenças na amígdala, uma parte do cérebro ligada às emoções.

Eles verificaram mais “conexões nervosas” no lado direito da amígdala de homens heterossexuais e lésbicas, enquanto mulheres e homens gays têm mais impulsos elétricos no lado esquerdo.

O estudo, divulgado na publicação científica Proceedings of The National Academy of Sciences, sugere que fatores biológicos que influenciam na orientação sexual, como a exposição à testosterona no útero, também podem moldar a anatomia cerebral.

Útero

O trabalho, coordenado pelo pesquisador Ivanka Savic, teve como base uma pesquisa anterior que detectou diferenças nas habilidades espaciais e verbais relacionadas ao sexo e à orientação sexual.

A experiência mostrou que homens gays e mulheres heterossexuais tiveram bom desempenho em testes de linguagem, ao passo que homens heterossexuais e lésbicas se saíram bem em exames que avaliaram noções de espaço e direção.

Na avaliação do pesquisador Qazi Raham, da Universidade de Queen Mary, em Londres, e autor de estudos na área, não há mais dúvidas de que as diferenças cerebrais sejam delineadas nos primeiros estágios do desenvolvimento fetal.

“Não há mais argumentos, se você é gay é porque você nasceu gay”, disse o pesquisador.

Deixe uma resposta

LEIA TAMBÉM

(Nilüfer Demir)
PELO MUNDO

Entenda o caso dos refugiados: Por que eles deixam seus países e o que você tem a ver com isso

A Europa vive uma crise migratória de enormes proporções. Guerras, pobreza extrema, repressão religiosa e política são alguns dos motivos que fazem milhares de pessoas saírem de seus países em busca de uma vida melhor no continente europeu. O mundo parece ter acordado para esse grave problema após o trágico caso do garotinho sírio que morreu afogado. […]

LEIA +
PELO MUNDO

Obama X Aborto – a favor da Democracia responsável

Obama reafirma apoio ao aborto enquanto milhares protestam em Washington O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu nesta quinta-feira o direito das mulheres de praticarem o aborto. A declaração foi feita em comentário escrito sobre o 36° aniversário da decisão da Suprema Corte sobre o caso “Roe versus Wade”, que estabeleceu o entendimento de […]

LEIA +
PELO MUNDO

Mãe e filha relatam horror dos ataques a Gaza

A palestina Nirmeen Kharma Elsarraj está com os seus três filhos, a cunhada e uma sobrinha em uma casa na Cidade de Gaza, que vem sendo alvo de ataques israelenses há quase duas semanas. Nirmeen e sua filha Nour, de 14 anos, mandaram relatos da Cidade de Gaza para o grupo Other Voice, organização que […]

LEIA +