Gene define benefício de amamentação à inteligência

O benefício do aleitamento materno sobre a inteligência de crianças depende de elas serem portadoras ou não de um determinado tipo de gene, de acordo com estudo realizado por pesquisadores na Grã-Bretanha.

Crianças amamentadas com leite materno tiveram um melhor desempenho em testes de QI (Quociente de Inteligência) do que crianças que não tiveram a mesma alimentação, mas apenas quando eram portadoras de uma versão do gene FADS2, segundo pesquisa do Instituto de Psiquiatria do King’s College de Londres.

Estudos anteriores já haviam relacionado o QI mais alto à amamentação com leite materno, mas havia dúvidas se isso era devido apenas ao próprio leite, que é rico em ácidos graxos.

O gene FADS2 está envolvido no metabolismo desses ácidos, que estão ligados ao desenvolvimento do cérebro.

Crianças que haviam tomado leite materno quando bebês tiveram sete pontos de vantagem em testes de QI, o suficiente para incluir uma criança entre os 30% mais inteligentes de uma classe, de acordo com os pesquisadores.

As conclusões do trabalho científico foram publicadas na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Cerca de 90% das pessoas são portadoras da versão do gene associado ao QI mais alto em crianças que receberam leite da mãe.

Os pesquisadores usaram dados de dois estudos anteriores com um total de 3 mil crianças da Grã-Bretanha e da Nova Zelândia.

O teste de QI foi aplicado em diferentes momentos em crianças com idades entre cinco e 13 anos.
 

Deixe uma resposta

LEIA TAMBÉM

(Wavebreakmedia/Thinkstock/Getty Images)
FAMÍLIA E FILHOS ㅤㅤ

Devemos incentivar nossos filhos a revidar?

Para muitos pais, ensinar às crianças que “bateu, levou” é importante para que elas saibam se defender. Mas a agressão física pode não ser o melhor caminho. Mãe de três meninos e de uma menina, a americana Jackie Goldschneider deu um depoimento ao Huffington Post que abriu espaço para uma importante discussão. Ela compartilhou com os leitores porquê […]

LEIA +
(Thinkstock)
FAMÍLIA E FILHOS

Tristeza dos pais: não esconda do seu filho

Estudo canadense conclui que adultos tendem a minimizar situações ruins e amplificar situações boas na frente dos filhos – e isso pode gerar consequências negativas para o vínculo familiar Depois de um dia difícil no trabalho, você volta para casa e é recebido pelo seu filho. Como poucos acontecimentos passam despercebidos pelas crianças, ele não […]

LEIA +
(Daryan Dorneles)
FAMÍLIA E FILHOS

“Tive minha 1ª filha muito nova e só depois entendi que sofri violência obstetrícia”

Atriz e blogueira Carolinie Figueiredo relata sua experiência no nascimento de Bruna Luz, agora com 4 anos, e defende o direito de decidir sobre o próprio parto Carolinie Figueiredo, de 26 anos, se engajou na campanha #MeDeixa, de Marie Claire, que defende o direito das mulheres de decidirem sobre o próprio corpo. A atriz e […]

LEIA +