Investigadores descobrem zona no cérebro responsável pelo autocontrole

Uma zona específica do cérebro, localizada no córtex frontal mediano — onde ocorrem os processos intencionais —, é ativada quando se volta atrás numa decisão.

A descoberta sobre a capacidade de autocontrole — publicada pela revista científica “Journal of Neuroscience” — pode explicar por que algumas pessoas são mais impulsivas do que outras e poderá ser útil no diagnóstico e terapias associadas a alguns distúrbios psicológicos.

Marcel Brass, da Universidade de Ghent (Bélgica), e Patrick Haggard, da Universidade de Londres (Reino Unido), fizeram a experiência com 15 pessoas. Através de exames de ressonância magnética a atividade cerebral dos participantes era registrada. Os voluntários tinham que apertar um botão quando tomavam uma decisão. Eles apontavam, então, a hora em que decidiam intencionalmente parar a ação planejada, para que os investigadores pudessem comparar as ressonâncias dos dois momentos — quando a ação era concluída e quando havia uma inibição voluntária do comportamento.

Os investigadores verificaram que quando se volta atrás numa decisão ocorre um aumento de atividade no córtex frontal mediano — a zona imediatamente acima dos olhos —, o que não se verificava quando os participantes concluíam a intenção. Segundo os investigadores, aqueles que repetiam mais vezes o processo de inibição apresentavam um certo contraste nesta zona do cérebro.

“A pesquisa constitui um novo passo nos estudos sobre a ação intencional e a inibição. Há muitos trabalhos sobre a atividade do cérebro no âmbito da ação intencional e dos estímulos externos que motivam a inibição, como por exemplo parar perante um sinal vermelho”, afirma Marcel Brass. “No entanto, a inibição intencional da ação é um fenômeno pouco estudado e achamos que é algo crucial na nossa vida diária, além de ser importante para o conhecimento de patologias específicas que envolvam uma falha na capacidade de autocontrole”, disse.

O próximo passo é continuar os estudos nesta área: “Esta questão era um pouco negligenciada. Esperamos que a nossa investigação estimule novas pesquisas no mesmo sentido: como é que podemos decidir não fazer uma coisa que já tínhamos planeado fazer”, explicou.

Deixe uma resposta

LEIA TAMBÉM

(reprodução/@somnolencex/Tumblr)
EMOÇÕES ㅤㅤ

Como (e até que ponto) o Bullet Journal ajuda nossa saúde mental

A agenda, que ficou famosa por ser uma ferramenta de organização, ainda não substitui aquela visitinha a um profissional. Caso você ainda não tenha ouvido falar, a gente explica: bastante popular na internet, o Bullet Journal é um tipo personalizado de agenda, criado e recriado a todo instante por cada um de seus usuários. Além de ajudar […]

LEIA +
(reprodução)
EMOÇÕES

Procrastinação: se você sempre adia as coisas importantes, é hora de ler este artigo

Muitas pessoas não conseguem usar bem o seu tempo para fazer rapidamente o que tem de ser feito. Adiam, deixam para “amanhã” aquele relatório cujo prazo terminará em poucos dias. Em vez de priorizar as tarefas importantes vão ler os posts do Facebook, limpar o armário, lavar o carro ou organizar os e-mails, até que […]

LEIA +
EMOÇÕES

Mulher retrata em fotos como é ser “julgada” por estar acima do peso

Haley Morris-Cafiero reuniu uma série de fotografias que registraram as expressões de reprovação de pedestres enquanto se exercitava na rua ou ia à praia AMERICANA RETRATA COMO RECEBE OLHARES CRÍTICOS POR ESTAR ACIMA DO PESO (DIVULGAÇÃO) Em 2013, a fotógrafa Haley Morris-Cafiero lançou uma série de retratos mostrando como as pessoas reagiam mal ao vê-la […]

LEIA +