Livre-se da candidíase mudando seu cardápio

Candidíase: você sabia que o que come tem ligação com esse incômodo?

A candidíase é uma infecção vaginal muito comum. O fungo causador desta doença pertence à flora normal da vagina, contudo certos fatores podem fazer com que ele se prolifere, causando a infecção e conseqüentemente os sintomas que a caracterizam. Cerca de 75% das mulheres adultas apresentarão ao menos um episódio de candidíase vaginal em sua vida.

Os sintomas você certamente já conhece: corrimento, ardor, coceira. Também deve ter percebido que ela pode reaparecer, num quadro chamado de candidíase de repetição.

A candidíase é uma infecção provocada por um fungo, a Candida Albicans, que existe normalmente no organismo de uma mulher saudável. O problema aparece quando ela se multiplica mais do que deveria. Esse crescimento pode acontecer quando você alimenta os bichinhos ou faz uso prolongado de antibióticos.

O principal alimento da lista é o açúcar. “Além de nutrir a Candida Albicans, o doce modifica o pH intestinal, deixando o ambiente alcalino, o que favorece a proliferação dos fungos e a diminuição das bactérias do bem, que preferem um meio ácido. O curioso é que esses fungos liberam uma toxina que interfere em alguns neurotransmissores, o que acaba atiçando o seu desejo de doce, já que os fungos precisam de açúcar para crescer mai e mais”, diz Denise Carreiro, nutricionista especializada em nutrição funcional, de São Paulo.

Para combater o problema, além de modificar o seu prato, você deve evitar as calcinhas de tecido sintético, jeans apertados, e biquini molhado o dia inteiro.

Uma dieta para eliminar o fungo deve ser seguida por mais ou menos três meses. Se estiver num quadro agudo, vai precisar tratar os sintomas com remédios, em seguida com a dieta. Além de cortar alguns itens do cardápio, devem entrar na sua rotina os probióticos (organismos vivos que fortalecem as bactérias amigas do intestino).

Denise Carreiro costuma recomendar os probióticos em cápsulas ou sachês, pois os iogurtes podem conter açúcar e lactose, que alimentam os fungos.

Conheça os alimentos que deve evitar e as medidas a tomar, até que seu organismo se restabeleça:

Açúcar

Além de nutrir a Candida, o doce modifica o pH intestinal. Esse fungos também liberam uma toxina que interfere em alguns neurotransmissores, o que acaba atiçando o seu desejo por doce.
Corte o mal pela raiz.

Fermentados

Vinho
e cerveja são bebidas fermentadas pela ação dos fungos. Em uma situação normal, isso não sifgnica nenhum problema para o seu organismo, porém, enquanto estiver com candidíase, todos os alimentos que contém fungos devem ficar de fora do seu cardápio.
Isso inclui todos os tipos de cogumelos, vinagres e produtos que o incluem (ketchup, mostarda, azeitona e picles) e massas com fermento biológico (pão, pizza e torta).

Frutas: com moderação

É liberado o consumo de até quatro porções por dia. Apenas o melão e a melancia devem ser excluídas da dieta, já que podem conter fungos (aquela cobertura branca sobre as sementes). Fungos estão presentes também em todos os tipos de frutas secas, que devem ser substituídas pelas frescas durante a crise.

Mastigue

Comer depressa pode deixar a Candida mais forte. Proteína mal digerida vira alimento para os fungos.

Arroz, só integral

Os carboidratos refinados e simples, como biscoito, arroz, macarrão e pão branco viram açúcar rapidamente no organismo. Os produtos refinados podem ser substituídos pelos integrais, mas nas crises agudas devem ser cortados completamente. Leite e seus derivados também ficam afastados da sua alimentação. A lactose é um tipo de açúcar.

Pílula

O hormônio sintético das pílulas anticoncepcionais também é um alimento e tanto para os fungos.

Lei seca nas refeições

Líquidos durante as refeições podem atrapalhar o processo digestivo e tirar o equilíbrio da flora intestinal. Tome líquidos apenas uma hora depois das refeições. Depois disso fique à vontade. O organismo precisa de pelo menos 2 litros e meio de água por dia para eliminar todas as toxinas.

Dê preferência aos sucos e adoçantes naturais

Sucos industrializados e refigerantes contêm açúcar ou adoçantes que servem de alimento para a Candida, e ácido cítrico – que é produto de um fungo.

Relaxe!

Stress também pode abrir a porta para os fungo. Além de diminuir a imunidade, o stress pode interromper a produção do ácido clorídrico no estômago, comprometendo o equilíbrio da flora, favorecendo a produção de fungos.

Coma verduras

Uma alimentação equilibrada, com muita salada verde-escura no almoço e no jantar é a salvação das bactérias amigas. A folha verde tem muitas fibras, auxilia na fermentação das boas bactérias, mantém o pH do intestino adequado e, por consequência, destrói os fungos.

35 comentários em “Livre-se da candidíase mudando seu cardápio

  1. estou gravida…. meu ginecologista so me passou um creme vaginal e disse q ate o fim da gravidez ia ir e vir a candidiase… mas ate agora ela nem foi… mas deve ser pq nao tirei da minha alimentacao tdo isso q vc citou acima… sera q c eu fizer uma dieta assim nao vai afetar minha bebe? to de 22 semanas!!!

  2. Obrigada pelo belíssimo e útil site. Estou com candidíase , trato e de vez em quando ela volta, fato que me deixa bastante irritada e nervosa,principalmente em decorrência dos distúrbios gastrointestinais,tipo:azia, dores abdominais, gases que sinto.Estou com a gineco e a mesma receitou remédios naturais,porém sempre volta depois de algum tempo.Estou mudandoa dieta através dos sites que tenho lido,para ver se obtenho melhora.
    Beijos e sucesso!!!!!

  3. Tenho um malcheiro insuportável no meu corpo. Tomo banho, troca a calcinha, que sempre é algodão, e daí a alguns minutos vem um cheiro insuportável, às vezes se sujeira, às vezes uma cheiro de amônia, às vezes de carníça mesmo.
    Já enchio saco da minha ginecologista, e ela sempre diz que não é nada ginecológico. Já fiz vários exames, e não dá nada.
    Você pode me ajudar???
    Faço faculdade, e morro de vergonha, porque as pessoas sentem de longe o mal cheiro. Acho que elas pensam que eu não tomo banho, ou então que eu deva ser uma prostituta de rua.
    Por favor, de ajude.

  4. bom, tenho candidiase recorrente e estou sofrendo há uns 5 meses.Comprei um livro muito bom “” Candidíase tem cura””.Lá fala pra cortar totlamente o açúcar e acarboidratos por pelo menos 4 meses e ingerir cápsulas de alho ( é barato nas farmácias), além de fortalecer o sistema imunológico com culturas vivas e legumes e verduras,nas duas semanas iniciais de tratamento eu senti uma grande melhora, o prloblema é que não resisti e comi doce o que fez que voltasse. tem que serguir a risca a dieta.

  5. E,DE FATO ESSA ORIENTACAO PARA QUE SEJA FEITA UMA DIETA QUANDO SE TEM CANDIDIASE FOI UMA COISA LOUVAVEL.POREM A COISA E MUITO MUITO COMPLICADA.NOS CASOS MAIS LEVES O QUE FOI DITO PODE SER QUE SEJA SUFICIENTE,POREM QUE TEM CANDIDIASE VAGINAL,SO TEM PORQUE TEM INTESTINAL.E ESSA CANDIDIASE E UMA COISA BEM DIFICIL DE CURA.NAO DIGO QUE TODOS OS CASOS SAO DIFICEIS ,MAS E BOM QUE AS PESSOAS FIQUEM ALERTAS PARA VER SE A COISA CONTINUA,PORQUE SE CONTINUAR AI E PRECISO PROCURAR UM MEDICO ORTOMOLECULAR,PORQUE SO ELES ENTENDEM UM POUCO DISSO.OS OUTROS NAO SABEM NADA DISSO AQUI NO BRASIL,A INTERNET FALA MUITO DISSO, E SO PROCURAR CANDIDIASE INTESTINAL E FICAR SABENDO DO QUE SE TRATA.OS USA SAO O PAIS MAIS ADIANTADO NA MATERIA..DR WILLIAM CROOK JA FALECIDO E DR LEO GALLAND SAO OS QUE REALMENTE ENTENDEM DO ASSUNTO.

  6. Tenho candidiase,estou sofrendo,pois a coceira está em acesso,o q devo fazer,pois o corrimento aumentou e já fiz varios tratamento,sem contar q está começando ater mal cheiro,me de uma saida.

    Obrigada

  7. Adorei as dicas, pois eu estava tomando medicação e aplicando o creme vaginal, porém não sabia que a alimentação poderia influênciar.. e aqui acabei de me informar que estava comendo em excesso tudo que não podia. Muito válido, parabéns !

  8. Lili,

    Também li o excelente livro do site candidiasetemcura.com
    mas percebi através da leitura que a alimentação não é o que resolve o problema de todo mundo. Algumas pessoas, por exemplo, tem alergias específicas e enquanto não for retirado o que está causando a alergia e que desencadeia a candidíase, não adianta fazer dieta nenhuma, não vai resolver. Muita gente tem alergia a leite de vaca ou derivados do trigo e aí sim é que a coisa complica, pois quase tudo que a gente come, ou tem leite ou tem trigo.

    Tem também caso da pessoa que se estressa demais e é ansiosa, o que reduz a imunidade. Nesse caso também retirar açucar não resolve, pois a causa da candidíase está no sistema imunológico.

    De qualquer forma, indico esse livro pra todas as meninas que precisam saber mais sobre a candidíase e tomar o processo de cura nas próprias mãos, pois os médicos não são capazes de curar essa doença.

  9. Estou com candidiase e não sabia mais o que fazer, ela vem quase todo mês, uso as pomadas e td mais, mas n adianta sempre volta. Gostei muito dessas dicas vou seguir a risca. Como são muitas coisas que tenho q cortar fiquei meio perdida no q devo realmente comer além de verduras e frutas. Pode dar mais algumas dicas do que comer????? Muito Obrigado!

  10. Achei super interessante essa dieta, mais pra mim será um sacrificio muito grande, meu caso não foi diagnosticado, mais estou com quase todos os sintomas. Então sendo assim, melhor previnir do que remediar’.

  11. Tenho candidiase de repetição e acontece com muita frequencia! Faço uso da medicação e fico por cerca de 2 meses no máximo sem aparecer e logo volta! Sera que o fungo ja esta imune a medicação?

  12. QUERIA UMA AJUDA POIS JA USEI MEDICAÇAO E NADA ADIANTOU E TODO MÊS LOGO DEPOIS DE ALGUNS DIAS Q JA DESCEU PRA MIM LA VEM AQUELA COCEIRA INSUPORTAVEL E AQUELE CORRIMENTO O QUE POSSO FAZER PRA QUE ISSO ACABE QUE TIPO DE PILULA DEVO TOMAR PRA QUE OS FUNGOS SE ENFRAQUEÇA? :s

  13. é a terceira vez que sou vitimada pela candidiase… sou apaixonada por doces, massas e tudo mais que descobri que não devo comer… vou sofrer um pouco mais vale a pena.

  14. Gente eu faço um tratamento com vacina, o meu imunologista passou e sinto bantante a melhora, são 4 fazes, mas qdo termina dá um tempo e volta novamente, qto a alimentação tô tentando evitar os doces e estou tomando cápsulas de alho.

  15. Já sinto alívio só de saber que pode ser controlado.
    Gente, eu tenho essa droga desde menina e confesso que tinha vontade de bater em minha ginicologista qdo entrava em crise e ela me mandava usar nistatina e ainda dizia que era normal e que eu tinha que me acostumar com isso. Estou super animada com tudo que estou descobrindo e prometo a mim mesma que vou me livrar dessa maldita e me sentir livre nem que para isso eu passe só com água e sol…kkk
    Parábéns!! E gente se cuide! 😛

  16. adorei oque li e vou comecar hj msm..eu moro no japao e sofro mt aqui pois os medicos daqui nao sao mt bons..Eu amo doces vou sofrer um pouco , mais se for pra acaba cm esse fungo miseravel eu faco esse sacrifico …

  17. olá pessoal, tenho candidiase de repetição(ninguem merece), faço tratamento direto, nos promeiros dias é uma maravilhosa mas quando ela volta, vem em dobro a irritação, gostaria de saber se alguem já tomou a vacina contra a candidiase.

  18. doutora me ajuda por favor, passe uma dieta pra mim, nao aguento mais passar aquela pomada nistatina e os sintomas continuar ja tomei todos os remedios que a senhora possa imaginar! nao aguento mais, nao consigo ter relaçao pois no ato da penetração o ardor é muito grande me ajude por favor

  19. Por favor, me mande esta dieta, pois todo mês é a mesma coisa, já fui ao médico, fiz todos os exames necessários, ja apliquei pomada ginecológica durante 10 dias, e parece que quando passa o efeito da pomada pronto, já vem aquele corrimento fedido novamente, por favor me ajude, o que comer , o que fazer????

  20. Pessoal, à quase dois anos que sofro com essa danada, faço os tratamentos que a ginecologista manda mas nada adianta, ela passa mas logo volta, admito que não deixei de usar calça jeans mas estou tentando…descobri que fiz tudo errado, comi muita coisa errada….mas adorei essa doa alimentos, nao sou tao chegada a doces mas adoro pizza, macarrao e refrigerante..vou sofrer um bocado…mas se tudo der certo vai ter valido muuuuuuuuito a pena…só nós que sofremos com o desconforto e o olhar de nossos namorados na hora de fazer amor é que sabemos como isso dói….grade abraço e obrigada, gostaria de saber se existe possibilidade de e doutora me enviar uma dieta….obrigada mesmo

  21. me mande por favor essa dieta pois sofro demais com esse encomodo chamado candidiase muito grata abraço

  22. ola galera,a minha situação é um poko grave,sofro de candidiase a nove anos!!!ja tomei todos os remedios existentes na farmaçia pra candida e ja usei todas as pomadas tbm!!!outro dia em crise fikei pensando no que fazer,porque a nove anos tem atrapalhado minha vida sexual,pois sou casada a 17 anos!!!então,busquei dieta da candida,estou sentindo melhoras poucas,to fazendo a dieta,e tbm vou compra a capsula de alho,pra ajudar,tenho fé que eu vou mi curar,tenho fé,tenho fé!!!boa sorte pra todas,não desistam,eu nunca desistir!!!

Deixe uma resposta

LEIA TAMBÉM

(Thinkstock)
POLÍTICA ㅤㅤ

Islândia é 1º país a tornar ilegal pagar salário menor a mulheres

Ilha nórdica passou a multar empresas que não promoverem igualdade salarial Entrou em vigor nesta segunda-feira 1º uma lei que torna ilegal pagar menos a mulheres do que aos homens em empresas na Islândia, um dos países com maiores índices de igualdade de gênero no mundo. A medida vale inclusive para órgãos governamentais. A nova […]

LEIA +
(reprodução/@somnolencex/Tumblr)
EMOÇÕES ㅤㅤ

Como (e até que ponto) o Bullet Journal ajuda nossa saúde mental

A agenda, que ficou famosa por ser uma ferramenta de organização, ainda não substitui aquela visitinha a um profissional. Caso você ainda não tenha ouvido falar, a gente explica: bastante popular na internet, o Bullet Journal é um tipo personalizado de agenda, criado e recriado a todo instante por cada um de seus usuários. Além de ajudar […]

LEIA +
(Wavebreakmedia/Thinkstock/Getty Images)
FAMÍLIA E FILHOS ㅤㅤ

Devemos incentivar nossos filhos a revidar?

Para muitos pais, ensinar às crianças que “bateu, levou” é importante para que elas saibam se defender. Mas a agressão física pode não ser o melhor caminho. Mãe de três meninos e de uma menina, a americana Jackie Goldschneider deu um depoimento ao Huffington Post que abriu espaço para uma importante discussão. Ela compartilhou com os leitores porquê […]

LEIA +
%d blogueiros gostam disto: