
Ele terminou o namoro e não está mais na sua há um bom tempo. Mas você continua pensando nele, sofrendo e sonhando com o dia da reconciliação. Será que não está na hora de dar um fim a esse martírio? NOVA tem um plano para exorcizar o fantasma e ajudá-la a partir para outra (muito melhor, é claro).
Vocês foram muito felizes juntos. Se apaixonaram, fizeram planos para o futuro e chegaram a acreditar que haviam sido feitos um para o outro. Infelizmente, o namoro terminou. Naquele momento, foi inevitável emagrecer quilos e mais quilos, perder a concentração no trabalho, chorar até cair no sono, deixar a vida social de lado… Enfim, viver todo aquele luto que faz parte de um processo de separação. A história teria acabado por aqui não fosse um detalhe: mesmo depois de meses e meses você continua alimentando o sonho de que esse romance tem volta.Todos dizem que está mais do que na hora de se livrar desse carma, mas não tem jeito. Você dorme pensando nele, acorda pensando nele. Não consegue se interessar por nenhum pretendente. Vasculha o Orkut do sujeito em busca de amigas suspeitas. Isso quando não faz plantão na porta da casa do cara para controlar seus horários ou, nas crises mais graves de carência, manda mensagens pelo celular implorando outra chance. E viver esse luto é necessário para se recuperar.
O problema é se desligar desse homem. “Se, de uma hora para outra, a vida dele passou a ser mais importante do que a sua, sinal de que está obcecada pelo ex”, avisa o dr. Paulo Gaudencio, psiquiatra e consultor de NOVA. Alimentar esse sentimento é uma grande roubada. Já parou para pensar que ter de pedir migalhas de atenção indica que essa relação desviou do caminho do sucesso? “O amor é para trazer felicidade”, fala a psicóloga Carmen Cerqueira César. “Quando vira sofrimento, alguma coisa está errada”, acredita. E, cá para nós, você não merece se humilhar assim. Por que, então, insiste em fincar os pés no fundo do poço? Talvez esteja se agarrando em certas crenças traiçoeiras que a fazem acreditar que ainda tem volta. Montamos um plano de ação para ajudar você a banir quatro delas. Extermine uma a uma e busque, enfim, seu final feliz!
“Eu sinto que ele ainda vai voltar”
Faz dois anos que a auxiliar de escritório Carolina, de 20 anos, terminou o namoro. Mesmo depois de tanto tempo, ela ainda aposta em uma reconciliação. “A ex dele morre de ciúme da nossa história e, além disso, o Ale diz para os amigos que somos eternos apaixonados”, conta ela. Só uma peça não se encaixa nesse enredo: o dito-cujo continua nos braços da outra. Você também insiste em acreditar que o ex continua na sua ainda que ele não dê nenhum passo em sua direção? Cuidado. Segundo o dr. Gaudencio, está precisando aceitar a realidade. “Quando parar de criar falsas expectativas, deixará de se preocupar com o que receberá de volta desse homem. E assim não dependerá mais dele”, explica. Acha difícil cair na real? Perguntar, na lata, se ele ainda a quer é uma iniciativa drástica que coloca os pingos nos is. “Será preciso coragem para suportar uma conversa sincera, mas essa é uma das formas de acabar com a sua aflição”, acredita Carmen. Também vale ponderar se, de fato, ainda morre de amores por ele ou simplesmente não quer lidar com a rejeição. “Ao admitir que não há mais volta, vai retirar do outro o poder que ele tem de fazê-la sofrer”, sentencia Gaudencio. E deixar o papel de coitadinha é o primeiro passo para sair da fixação. Que tal experimentar?
“A família dele me adora”
Outra medida necessária para deletar o ex da sua vida é parar de fazer lobby com mãe dele, o irmão, as tias… A família pode até montar um comitê e investir numa campanha a seu favor 24 horas por dia, mas… adianta? A coordenadora administrativa Andréia, de 25 anos, garante que não: “Minha sogra era minha maior fã. Sempre me contava a que horas eu poderia ligar para achar o Fê, falava bem de mim e ainda me dava uma ótima desculpa para aparecer na casa dele de surpresa. Nada disso adiantou. Não reatamos”. Para Carmen, essa estratégia é fria na certa. “Claro que a opinião dos parentes conta para seu ex. No entanto, ele não vai voltar para você apenas por ter sido vencido pelo cansaço”. Para a psicóloga, usar os amigos como informantes também não ajuda. “Querer descobrir onde e com quem ele anda só vai fragilizá-la ainda mais”. Portanto, abaixo o masoquismo.
“Sempre temos recaídas”
Basta estar sozinho para que o ex a procure sugerindo um flashback dos melhores momentos. E você, que não quer perder nenhuma chance de reconquistar o amado, aceita na hora. “Sempre que ficávamos juntos, começava a fazer planos. Imaginava que fôssemos reatar e que seria pedida em casamento”, lembra a empresária Daniela, de 32 anos. No entanto, ele sumia no dia seguinte. Canalha? Enganador? Nada disso. “A responsabilidade é toda sua. Esse homem a está usando apenas porque você deixa”, analisa Gaudencio. Enquanto demonstrar que se contenta apenas com uma noite de amor, é isso que terá desse homem. Pior: atender aos chamados do ex a faz voltar à estaca zero do processo de separação que é a mais dolorida. “Assim que começava a esquecê-lo, ele mandava um ‘Oi’ no msn ou uma mensagem no celular e eu voltava a sofrer tudo de novo”, conta a publicitária Janaína, de 30 anos, que levou meses e meses para esquecer uma paixão.
“Não encontrei nenhum homem melhor que ele”
O tempo está passando, você se esforça para gostar dos pretês que aparecem e nada de encontrar alguém. Será que não anda procurando um clone do “falecido”? “É preciso parar de usar esse homem como referencial para o próximo namorado”, avisa Carmen. Lição que a advogada Cristiane, de 28 anos, ainda está tentando assimilar: “Meu ex era divertido e sincero comigo. Sempre me falava a verdade por mais que fosse dolorosa. Nunca vi alguém como ele. Já sai com outros depois que terminamos, mas caio na cilada da comparação e me decepciono”, conta. Para Carmen, você tem de estar aberta a novas oportunidades. E vai conseguir isso quando voltar o foco para si mesma, curtir a própria companhia, resgatar seus valores, seu amor-próprio. Aos poucos, diminuirá cada vez mais a importância do ex e se sentirá mais preparada para conhecer outros homens. E eles certamente terão qualidades. “Deixe a vida seguir. A fila anda mesmo! Outro(s) aparecerá(ão) talvez até melhor(es) do que o ex. É necessário ter esperança, acreditar”. Para Gaudencio, o segredo é se sentir verdadeiramente disponível para um novo relacionamento. “Não precisa ir atrás, basta estar aberta”. Pronta para virar a página?
Bom estou passando por ago parecido , alguem com quem estou há 6 anos mas somos casados e sempre fomos felizes e companheiross, mas de uns tempos pra ca ele começou a beber e escolheu ficar com a bebida e desistir de mim. Pior que nao chega e fala. Chorei muito esses dias ate remedio pra dormir tomei. Mas hoje acordando resolvi me dar valor e foi muita alegria ver meu fone tocar por 3 x e eu nao atender. Não sei ate qdo conseguirei, mas estou no caminho. Preciso me valorizar, gostar de mim. O que eu queria na realidade são 2 coisas, tira-lo do meu coração e que ele sofra e sinta o mesmo que eu senti, as msgs q nao respondeu e as ligações que não retornou. E ficar esperando , esperando assim como eu fiz e se perguntar o que será que aconteceu. Isso é muito ruim. Quero que a cada lugar que ele olhe lembre de mim e que me perdeu para sempre.
será que consigo?
ALIVIA A DOR QUANDO ESTAMOS SOFRENDO, EU JA SOFRI MUITO POR AMOR E JA VI E OUVI CADA COISA QUANDO NAO ESTAVA MAIS COM ELE E ELE JA TAVA COM OUTRA. AGORA FIZ UM BLOG PRA FALAR MAL DE EX E EXPERIENCIAS PASSADAS COM CASOS QUE NAO DERAM CERTO.
Realmente todas as pessoas, que terminam um relacionamento deveriam ler esse artigo, é muito bom para auto estima é até para resgatar o orgulho que ficou perdido na lata de lixo, apos tanta humilhação, eu demorei 2 longos anos para esquecer meu ex, hoje olho para ele e dou graças a Deus por ter me livrado de tanta dor de cabeça, é muito bom ser amada com saúde pois quando voce é amada de verdade nunca mais quer passar por sofrimentos atoa, é sofre do que fica feliz pode apostar que não é amor e vai da merda se continuar assim é melhor sofrer um pouco do que perde anos de dedicação para uma ilusão, bom se voce tem um amigo que esta passando por isso mande esse artigo nota 10……..
Estava há 5 anos com meu noivo, mas, sempre no vai e vem, antes eu ia atras nem esperava ele chamar, de uns tempos pra cá, depois de uns 10 dias ele me chama… ai vou ficamos uns 6 meses juntos e depois brigamos de novo, eu sofro demais pois, moro na frente da casa dele e sempre fico olhando tudo o que ele faz, sofro demais queria ir atrás, mas, acho que é muita humilhação… ele é super ciumento, não consigo lhe dar com isso e nem tomar uma atitude. o que faço???
Colega na boa. Se o cara bola pra frente..
Um amor cura o outro. Entçao esquece esse cara que só quere te usar. Se valoriza e bola pra frente.
Valeu…..
OLA!!!!!!!! meu nome é jessica,tenha 19 anos.eu comeci o guilherme a 2 anos e nao comcigo esquecer ele. sempre que ele me ve perde a linha,o que eu devo fazer eu amoo muito ele. ele tem namorada, mais quando me ve perde o comtrole.
sera que ele ainda gosta de mim ou nao?