Olhos revelam o que vai pela cabeça

Os movimentos do olhar de uma pessoa dão pistas sobre o que acontece em sua mente

Nossos olhos, esses complexos e portentosos órgãos da visão, capazes de detectar a luz e suas mudanças, transformando-a em impulsos elétricos que chegam ao cérebro, permitem tanto que vejamos o mundo a nossa volta como que mergulhemos em nosso próprio interior, já que refletem os vaivéns de nossa mente, segundo estudos recentes.

Além disso, os olhos exercem uma poderosa influência na pessoa que é olhada, de acordo com um curioso trabalho de pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido. Em um experimento, especialistas registraram quanto dinheiro as pessoas pagavam por uma bebida em uma “caixa de honestidade” no restaurante do centro de ensino. Eles descobriram que aqueles que se sentem vigiados agem com mais honestidades, mesmo que os olhos que os observem não sejam verdadeiros.

Os pesquisadores constataram que os consumidores pagavam até três vezes mais quando a caixa era colocada debaixo de um anúncio que mostrava a imagem de um par de olhos, os quais não eram ameaçadores, que quando a mesma caixa era posicionada debaixo de um cartaz com flores.

Aparentemente, “o cérebro responde de forma distinta a imagens de olhos e rostos porque a pessoa se sente vigiada”, segundo o psicólogo Daniel Nettle, da equipe de cientistas. Para esses especialistas, “os olhos provocam estímulos no cérebro que mudam a conduta das pessoas”.

Os pesquisadores acham que a imagem dos olhos pode afetar a percepção das pessoas, fazendo-as sentir que alguém observa o que elas fazem. Mesmo que os olhos sejam uma fotocópia em preto e branco, o cérebro processa rostos e olhos no nível do subconsciente, estimulando a sensação de que se está sendo vigiado.

Depressão à vista

Segundo outro estudo, centrado nas zonas posteriores do cérebro e realizado pelo Instituto Rafael Coullaut de Psiquiatria e a Universidade Complutense de Madri, quanto mais um paciente depressivo demora a responder a um estímulo visual, maior é a gravidade dos sintomas de sua depressão.

A confirmação de que aqueles que sofrem de depressão também sofrem de um atraso na resposta ao estímulo visual foi o resultado de estudos do lóbulo ocipital do cérebro efetuados com 40 pessoas de 30 a 60 anos de idade, das quais 19 eram depressivas e 21 não tinham doença mental alguma.

Para chegar a essa conclusão, foram feitas medições da atividade cerebral dos voluntários gerada por vários tipos de estimulação psicológica. As oscilações eram detectadas por meio de uma técnica que registra as mudanças na atividade elétrica do sistema nervoso, com a ajuda de eletrodos colocados na pele ou na cabeça.

O olho que tudo vê

Por outro lado, descobriu-se que o olhar pode oferecer dados valiosos sobre o processo cognitivo da pessoa que observa, graças à tecnologia conhecida como “eye-tracking”, que registra os deslocamentos da vista de uma pessoa. Esse é útil, segundo os cientistas, para a análise dos processos de seleção e de aprendizagem das pessoas.

Especialistas da Universidade Técnica Joanneum de Graz, na Alemanha, estão desenvolvendo um sistema didático multimídia baseado na análise digital do olhar, o qual se adapta aos costumes do usuário e extrai conclusões do movimento de seus olhos, indicando se a pessoa analisada prefere informações em forma de imagens ou textos. A partir daí, e profissionais de ensino podem passar conhecimento de forma mais eficaz.

Os cientistas trabalham há anos com o sistema “eye-tracking”, um programa de informática utilizado até agora para analisar a percepção de mensagens publicitárias ou de web sites. Os movimentos do olhar são registrados com uma câmera. A partir das imagens, é feito um gráfico, a partir do qual os processos de seleção e aprendizagem alheios ao controle da consciência são analisados.

Um comentário em “Olhos revelam o que vai pela cabeça”

Deixe uma resposta

LEIA TAMBÉM

(Débora Islas/CLAUDIA)
FIQUE POR DENTRO

Encarceramento de mulheres cresceu 500% nos últimos 15 anos

De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional, órgão ligado ao Ministério da Justiça, o Brasil tem aproximadamente 37 mil mulheres em situação de cárcere, habitando 103 estabelecimentos penais exclusivamente femininos e 239 mistos (que abrigam homens e mulheres). Os dados oficiais apontam para um crescimento acelerado do número de mulheres presas: mais de 500% em […]

LEIA +
(Thinkstock)
FIQUE POR DENTRO ㅤㅤ

8 dicas para mulheres que viajam sozinhas

Editora da Lonely Planet da América do Sul aconselha a pesquisar e planejar antes de ir Viajar sem companhia pode parecer uma ideia assustadora para algumas mulheres. Medo de se perder, de ficar sem uma acomodação, ou até mesmo dificuldades com a língua local podem anular a vontade de fazer uma viagem. A médica Katia […]

LEIA +
(Getty Images)
FIQUE POR DENTRO

O discurso empoderador de Angelina Jolie

Não é surpresa alguma: o discurso de Angelina Jolie mais uma vez é motivo de inspiração para todas nós – a atriz revelou como se sentia fora dos padrões na infância e incentivou o reconhecimento da diferença. Acompanhada das filhas Zahara e Shiloh, Angelina Jolie fez sua primeira aparição pública após a cirurgia de remoção do ovário […]

LEIA +
%d blogueiros gostam disto: