
Arrumar as coisas diminui o stress do dia a dia, organiza suas idéias e faz a vida fluir melhor.
Segundo o feng shui, tralhas acumuladas e desordem dificultam o fluxo de energia no ambiente. Quer você acredite ou não na milenar arte chinesa de harmonização de ambientes ou não, dá pra negar que uma casa organizada facilita a vida?
Quer ver só? Você já chegou atrasada a uma reunião depois de procurar um tempão as chaves de casa só porque não dispendeu alguns segundinhos para colocá-la no lugar quando chegou em casa? Já pagou multa porque esqueceu de pagar uma conta, que não estava na pilha de contas a pagar? Demora muito pra se vestir de manhã porque não encontra as combinações certas? Perde muito tempo procurando “aquela” blusa e a encontra amarfanhada e sem condições de uso?
Eu, como bagunceira crônica, sei bem o que é isso. Depois de ver minha casa mergulhada num caos de papéis, objetos inúteis, revistas velhas resolvi colocar uma ordem na minha vida. Começei pelo meu guarda-roupas e, acreditem, fez uma diferença enorme na minha cabeça. Aos poucos a ordem para outras partes da casa.
Pesquisei por métodos de organização e adaptei ao meu espaço e às minhas necessidades. O resultado? Minha irmã disse que meu armário agora parece mostruário de boutique. Quer elogio maior?
O começo: tirei tudo do armário e coloquei em cima da cama. Separei em pilhas de “uso“, “não uso” e “vou pensar“.
A pilha das “não uso” foi doada: roupas que não usei por mais de um ano; aquelas peças muito surradas que ficavam lindas em mim (porque não comprei duas peças de cada?); aquelas que definitivamente não combinam comigo e as que há tempos precisavam de .
A pilha “vou pensar” foi a mais difícil. Roupas há muito fora de moda, mas que marcaram algum momento de minha vida, presentes de amigos queridos, aquelas em que “arrasei” em alguma festa. Muitas acabaram voltando para o armário, mesmo sabendo que nunca mais usaria.
Depois de decidir o que ficava no armário, separei as roupas por seções: saias, calças, camisas, camisetas, etc. Organizei cada grupo por cores da mais clara para a mais escura, formando um degradê e pendurei tudo nos cabides, cada qual na sua seção.
E no final ficou assim:
- Saias e calças sociais penduradas em cabides com clipes, em grupos de três.
- Calças e saias de conjuntos dobrados no cabide, envolvidos pelos seus respectivos casacos e blusas.
- Camisas, casacos e blusas em cabides separados. Um por cabide. Na hora da pressa você vai lembrar que a blusa azul está debaixo da camisa rosa?
- Blusas de alcinhas penduradas três a três.
- Camisetas e leggings enroladas e agrupadas em prateleiras, organizadas por cor. Também podem ficar dobradas e empilhadas.
- Pulôveres e casacos de lã e malha dobrados na prateleira.
- Pendurei os jeans em cabides de calças (daqueles cromados, com divisões) porque tenho mais espaço para pendurar que prateleiras, mas o ideal é que sejam guardadas dobradas, já que ocupam muito espaço. Podem ser separadas por lavagem (claras e escuras) ou tipo (largas, retas, cós baixo, skinny).
- Calcinhas de conjuntos enroladas dentro do bojo do soutien. Calcinhas avulsas dobradas em pacotinhos e colocadas em pé, uma ao lado da outra. Soutiens com bojo empilhados com cuidado, para não amassar.
- Robes pendurados na porta do armário.
- Meias enroladas em bolinhas, uma dentro da outra.
- Meias-calça dobradas dentro de sacos plásticos, para não desfiar.
- Biquinis e tops de ginástica enroladinhos.
- Lingeries, meias e tops ficaram em caixas empilháveis de palha, já que não tenho gavetas suficientes.
- Gorros, lenços, echarpes e cintos pendurados nas porta do armário, em ganchos.
- Os sapatos guardados dentro das caixas, dispostos em prateleiras escondidas entre a lateral do guarda-roupa e a parede.
- Jóias e bijuterias em caixas de plástico com divisórias (em lojinhas de 1,99 tem) dentro de uma gaveta, separadas por tipo (brincos, pulseiras, anéis), tamanho, cor. Outra idéia é usar formas de gelo.
- Bolsas penduradas em um lindo cabideiro pregado atrás da porta do quarto. Estão sempre à vista. Assim dá vontade de usar todas. Tenho até trocado de bolsa mais vezes.
Para deixar tudo ainda mais bonito escolha cabides iguais. Os de madeira são lindos e duram muito, mas quem tem pouco espaço como eu deve preferir os de aramado.
Deixe o armário cheirosinho e sem mofo espalhando bolinhas perfumadas de cerâmica pelas gavetas, o assoalho e também pendure algumas. Mas cuidado com as roupas escuras.
Se animou a começar? Quer mais motivos?
- Você vai ficar orgulhosa de ver seu guarda-roupa tão bonito.
- Vai ficar mais fácil experimentar novas combinações.
- Vai encontrar tudo o que quer rapidinho.
- Vai redescobrir roupas que ficaram esquecidas no fundo do armário.
- Vai gastar menos. Sabe como? Com tudo organizadinho você vai saber do que realmente precisa e o que já tem de sobra. Por exemplo, não vai comprar mais uma camiseta preta, se não tem um lápis de olho decente.
Então, queridas, mãos à obra. Organize sua vida!
Então, queridas, mãos à obra. Organize sua vida!
Adorei esse site parabens! varias dicas bacanas
oiiiiiiiii menina, eu também estou nessa fase de pesquisar sobre organização.Aqui em casa estava um caos total, daí vim pesquisar na net há
alguns dias e achei bastante coisa interessante…. e Hoje vim pesquisar sobre organizaão de meias…e achei o seu site……. MUITO LEGALLLLLLLLLLL
Parabéns…..rsrs……….acho que vou colocar no site do meu projeto umas dicas também. o povo vai gostar…rsrs beijão pra vc viu?……..e vamos a organização….rsrs
fui
Gostei muito!!!!!Parabéns! abraços
Beth