
Um belo dia a relação que era uma maravilha se vê abalada por uma traição. Ninguém está livre disso. Mas, depois de recolher os caquinhos e chorar as mágoas, é preciso decidir que direção tomar. E, o mais importante: será que é possível perdoar o parceiro e seguir em frente com essa relação?
Para os especialistas, não tem essa de perdoar mais ou menos. Ou você desculpa de uma vez por todas a pessoa amada pela pulada de cerca ou a saída é a separação mesmo. E aí, o mais importante é deixar o coração um pouco de lado e botar a cabeça para pensar.
Coloque sua relação na balança e veja se ela traz benefícios suficientes para você passar por cima da raiva e da mágoa pela traição sofrida. A resposta é sim? Então encare a traição como um obstáculo a ser superado no relacionamento.
Não são poucos os casos em que, depois da traição, a relação melhora. Depois da experiência e da sensação de perda, o casal fica mais íntimo e a pessoa passa a enxergar o parceiro como ele é e não mais como um ser humano sem defeitos.
Mas voltar a confiar é difícil e depende do esforço dos dois. É preciso conversar, analisar os fatos e descobrir quais motivos levaram a pessoa a trair e o que está errado na relação.
Uma boa maneira de superar a traição é fazer com que a pessoa que foi passada para trás pergunte tudo o que quiser para a pessoa que traiu. E o traíra deve falar tudo na lata. Mas não abuse de sua condição de vítima para fazer o parceiro sofrer. Se quer mesmo perdoar, faça isso de coração aberto.