Quando fazer psicoterapia?

Autorrealização só é possível quando se conhece a si mesmo. Nossa sociedade nos estimula a perseguirmos apenas as vitórias, a sempre transmitirmos uma imagem positiva pro mundo à nossa volta e a “passarmos batido” pelas ansiedades, medos e tristezas.

Claro, é super saudável mantermos o foco no sucesso, no otimismo e na autosuperação. Mas, quando nem pra nós mesmos podemos mostrar nosso “lado b”- o lado que traz as marcas das dores que fazem parte da vida, é que começamos a gerar um espaço pra vários tipos de sintomas e transtornos psicológicos, que vêm justamente nos cobrar a devida descarga das nossas emoções.

Por que agimos tantas vezes assim, em fuga do contato mais íntimo conosco mesmos ou com os outros? O que está sendo evitado, do que temos medo? Será que é possível enfrentarmos nossos fantasmas e ainda assim não perdermos nossa força e referenciais positivos?

Sim, a psicoterapia é como um “espaço secreto”, um momento especial, onde o mundo interior de cada um pode se revelar e onde se pode dar vazão a todos os tipos de emoções presentes ou passadas, sem que se sinta sozinho, ameaçado ou julgado. O papel do psicoterapeuta é prover a segurança, a empatia e a confiança necessárias para que o paciente possa vivenciare compreender o que ele, mesmo inconscientemente, mais temia entrar em contato.

A princípio, algumas emoções podem parecer desestruturantes, mas na prática, o que se percebe é que mesmo as emoções mais perturbadoras são como ondas e têm início, meio e fim. Mas, somente quando são finalmente processadas até a sua completude, digeridas e elaboradas com alguém que lhe desperte a sensação de “estar junto”, é que poderão abrir um novo caminho aliviante para a cura. Afinal, “nós é que devemos ter as emoções e não as emoções nos terem”.

Quando se forma uma aliança positiva entre paciente e psicoterapeuta, não há limites para o crescimento e fortalecimento psíquico. Normalmente, o paciente se sente reforçado pela própria relação terapêutica a aprender novas conexões cerebrais que o levam a se libertar de jogos comportamentais aprisionantes e à uma melhor visão de si mesmo, dos outros e do mundo.

3 comentários em “Quando fazer psicoterapia?

  1. Após uma breve ausência estamos de volta, com o site totalmente remodelado, um visual mais sóbrio e comportado. Espero que gostem.
    E não deixem de deixar seus recadinhos, tá?
    beijos beijos beijos

Deixe uma resposta

LEIA TAMBÉM

(reprodução/@somnolencex/Tumblr)
EMOÇÕES ㅤㅤ

Como (e até que ponto) o Bullet Journal ajuda nossa saúde mental

A agenda, que ficou famosa por ser uma ferramenta de organização, ainda não substitui aquela visitinha a um profissional. Caso você ainda não tenha ouvido falar, a gente explica: bastante popular na internet, o Bullet Journal é um tipo personalizado de agenda, criado e recriado a todo instante por cada um de seus usuários. Além de ajudar […]

LEIA +
(reprodução)
EMOÇÕES

Procrastinação: se você sempre adia as coisas importantes, é hora de ler este artigo

Muitas pessoas não conseguem usar bem o seu tempo para fazer rapidamente o que tem de ser feito. Adiam, deixam para “amanhã” aquele relatório cujo prazo terminará em poucos dias. Em vez de priorizar as tarefas importantes vão ler os posts do Facebook, limpar o armário, lavar o carro ou organizar os e-mails, até que […]

LEIA +
EMOÇÕES

Mulher retrata em fotos como é ser “julgada” por estar acima do peso

Haley Morris-Cafiero reuniu uma série de fotografias que registraram as expressões de reprovação de pedestres enquanto se exercitava na rua ou ia à praia AMERICANA RETRATA COMO RECEBE OLHARES CRÍTICOS POR ESTAR ACIMA DO PESO (DIVULGAÇÃO) Em 2013, a fotógrafa Haley Morris-Cafiero lançou uma série de retratos mostrando como as pessoas reagiam mal ao vê-la […]

LEIA +
%d blogueiros gostam disto: