Subdivisões do Zodíaco

Alem da subdivisão tradicional em doze signos, o zodíaco também é dividido em outras maneiras, segundo a divisibilidade do numero doze; a saber.
O numero doze é divisível por um, por dois e por doze.

Divisão por um.
Doze dividido por um geram os doze signos do zodíaco.

Dividido por dois
Doze dividido por dois gera os, assim chamado hemisférios do zodíaco (também conhecidos como meridianos).
Nesse sistema de divisão por hemisfério, se dividíssemos o zodíaco no meio a partir do ascendente (grau de nascimento do consulente) até o descendente, teríamos duas partes, a superior (a partir do ponto de vista dos paises localizados ao sul do Equador) denominada hemisfério norte e a inferior denominada hemisfério sul.
O hemisfério norte com orientação objetiva, e hemisfério sul com orientação subjetiva.
Os eixos horizontais que dividem o circulo em duas metades. A metade do circulo, ou a primeira metade do ciclo da vida como escrevi na minha matéria anterior, representa o crescimento objetivo exterior em termos humanos e naturais (do nascimento até a idade de quarenta e dois anos, da primavera até o outono).
Durante este período, ocorrem desenvolvimentos físicos drásticos que transformam os indivíduos e a paisagem;

Estas mudanças objetivas nos seres humanos ocorrem concomitantes a uma maneira profundamente pessoal de ver o mundo. Assim em termos astrológicos ou psicológicos a metade inferior pode ser vista como subjetiva (mais inconstantes) e os primeiros signos fixos, regidos por planetas “internos” (mercúrio, vênus e marte) e dois iluminares (sol e lua) em nosso sistema solar, podem ser classificados como signos pessoais. Estes cinco corpos celestes são sempre vistos em termos de sentimento e emoções, cotidianas, relacionamentos familiares e românticos.
Podemos afirmar então, que a primeira metade da vida manifesta-se objetivamente mais inconsciente em sua orientação psicológica.
A metade superior do circulo, ou a segunda metade representa o crescimento subjetivo, interior em termos humanos e naturais (idade dos quarenta e dois a oitenta e quatro anos, do outono até a primavera). Durante este período, tanto na natureza quanto na psique humana, ocorre um enorme aprofundamento e maturação por baixo da vida aparente. Esta atividade “subterrânea” é acompanhada por uma crescente objetividade na maneira como os seres humanos é capaz de ver os acontecimentos ao ser redor, resultando em uma visão mais sabia, e talvez mais pragmática das coisas. Assim a metade da superior (em termos astrológicos) pode ser vista como objetiva, mais consciente, mais madura.
Assim a segunda metade é o reverso da primeira, isto é manifesta subjetivamente (no interior) abaixo da superfície, porem é mais consciente em sua orientação psicológica.

Divisão por quatro.
Baseadas nos quatro elementos fundamentais da natureza os signos são assim agrupados.

Fogo – Áries, leão e sagitário.
Terra – touro, virgem e capricórnio.
Ar – gêmeos, libra e aquário.
Água – câncer, escorpião e peixes.

As características das pessoas pertencentes ao signo são:

Fogo – ativos, vitais, exuberantes, independentes, ambiciosos, otimistas, de entusiasmos fácil, organizados, vivazes, espontâneos e autosuficientes.
O aspecto negativo – irritabilidade e o abuso das posições de mando.
Devido a sua natureza impulsiva, as pessoas dos signos do fogo podem predispor-se a sofrer acidentes.
A impetuosidade também é frequentemente equiparada com um temperamento que reage a menor provocação.
Embora os nascidos sob o signo do fogo tendem a demonstrar alto grau de imprevisibilidade, são bastante capazes de dedicar–se a um trabalho extremamente ou seguir uma programação durante anos se necessário. Como integrantes da família, podem ser extremamente leais e ardentes, mas se as coisas não derem bem certas, em geral são suficientemente honestos para admiti-lo.

Terra – analíticos, profundos, constantes, metódicos, práticos, trabalhadores, precisos, amantes da terra e da natureza, fieis no afeto, sensuais e conservadores.
O aspecto negativo é o excesso de materialismo e a carência de segurança.
As pessoas a terra gostam dos prazeres da cama e da mesa, seja por razoes de sensualidade, repouso ou ambas. Suas exigências nessas áreas são em geral claras.
Suas necessidades físicas gerais recebem usualmente grande prioridade, sejam expressas em esportes, sexo, culinária, cuidado com os filhos e trabalhos de criação ou manuais.

Ar – dinâmicos, sociáveis, nervosos, mutáveis, pouco práticos, astutos, diplomáticos, artísticos, vendedores, geniais e intelectuais.
O aspecto negativo é que podem ser frios e pouco práticos.
Embora as pessoas de signo do ar possam realmente apresentar características sanguínea, não levam tão longe a alegria e o otimismo. Tem também um lado extremamente negativo e critico, que manifestar na ironia ou no sarcasmo amargo.
Apesar da maioria das pessoas do signo do ar não serem totalmente intelectualizadas, muitos realmente gostam de resolver charadas, esclarecer mistérios, fazer jogos de palavras e outras formas de testar sua capacidade mental. No entanto sua aparência externa fria e distante pode esconder sentimentos turbulentos.

Água – lentos, sonhadores, emotivos, sensibilíssimos, mediadores, românticos, suscetíveis, sentimentais, místicos, linfáticos e intuitivos.
As pessoas da água compreendem o mundo basicamente através do sentimento. Podem ser extremamente sensuais tanto quanto as do signo terra. Entretanto sua sensualidade é de um tipo mais tranqüilo, fluido (embora apegado) sendo melhor quando não se torna demasiado exigente nem difícil. Em geral as pessoas desse signo de água tornam-se profundamente envolvidas em seus relacionamentos amorosos, tanto que frequentemente tem dificuldade de se libertar.
O aspecto negativo é a suscetibilidade as modificações ambientais.
Essas características não devem ser computadas literalmente, pois haverá outras influencias astrológica a serem levadas em consideração.

Boa Energia para você! Namastê.
Cidinha.

13 comentários em “Subdivisões do Zodíaco

  1. Que matéria esclarecedora e cheia de conteúdo. És mesmo uma rainha das estrelas e dos astros.
    Aliás: Qual é teu signo?
    O meu é Aries. Sou Fogo! rsrs
    Beijos viu, querida!

  2. Obrigada a todos que visitam minha página ,continuem visitando muita coisa vem por ai.Sou do sogno de Leão, nem preciso falar mais nada.

    Cidinha…Namastê

  3. Oi amiga Ariana ,só posso saber seu ascendente se souber a sua data de nascimento…NAMASTÊ….

    CIDINHA

  4. Eu já conhecia o seu espaço aqui no jornal, mas é ótimo sempre vir dar uma olhadinha nesta sua arte tão especial, adoro tudo aqui, sucesso amiga…

Deixe uma resposta

LEIA TAMBÉM

ESPIRITUALIDADE

Novo tempo. O tempo da reflexão

Entra dezembro! Novo tempo. O tempo da reflexão, das retomadas de atitudes, da ternura! Quero agradecer a todos pelo carinho a ler astrologia para todos. O tempo da paz e da busca do amplo amor!No imaginário , os elementos todos da terra, foram convidados a seguirem um grande rebanho, buscando a Luz!! NOVO ANO 2015 […]

LEIA +
ESPIRITUALIDADE

Simbologia e Personalidade do signo de Aquário

de 21 de Janeiro a 19 de Fevereiro. Simbologia: O jovem Aguadeiro traz a verdade clara e a sabedoria eterna da qual devemos  todos partilhar . Seu regente, o planeta Urano, é errático em seus movimentos e é poderoso  o suficiente para quebrar qualquer resistência. Suas energias devem ser subjugadas e guiadas  na direção correta […]

LEIA +
ESPIRITUALIDADE

Simbologia e Personalidade do signo de Peixes

de 20 de Fevereiro a 20 de Março Simbologia Peixes é o duodécimo e ultimo signo do zodíaco e pode ser visto como o mais altamente evoluído. Ultimo signo da água e é regido pelo planeta da água Netuno. O signo de peixes simboliza um profunda crença nos elevados poderes do Universo.  Os dois peixes […]

LEIA +
%d blogueiros gostam disto: