
Tempo e dinheiro faltam para todo mundo. O que sobra é vontade de estar sempre bonita.
Por isso mesmo esse pacote que reúne o que há de mais atual em massagem tem tudo para deixar você feliz. É um mix de técnicas que, juntas, trazem mil benefícios. Foi na badalada clínica Hara de São Paulo que descobrimos como fazer em casa:
1) uma esfoliação que devolve o brilho à pele e descarrega as energias negativas;
2) uma massagem modeladora que afina a cintura e diminui a pochete;
3) uma drenagem linfática rápida, feita com um desentupidor de pia; e
4) uma massagem que relaxa dos pés à cabeça. Para facilitar os movimentos, use e abuse dos novos cremes anticelulite
Esfoliante
Ainda não inventaram nada melhor do que a esfoliação para remover as células mortas e as impurezas da pele, acelerar a renovação celular, devolver o brilho e dar fim às áreas grossas e ásperas. “Além disso, ela favorece a penetração dos princípios ativos, por isso é adotada antes da maioria dos tratamentos estéticos”, diz a fisioterapeuta Ana Luisa Massardi, proprietária da clínica Hara. Em casa: para não arranhar a pele, utilize sais pequenos e arredondados e não pressione áreas delicadas, como seios e colo.
ESFREGA COM JEITINHO
Com movimentos circulares suaves e ascendentes, espalhe o esfoliante no corpo todo, massageando principalmente joelhos, cotovelos, calcanhares, axilas, batata da perna e virilha.
FAÇA VOCÊ MESMA
Em uma vasilha, misture sete colheres de sopa de sal grosso sem iodo (é mais natural), 50 mililitros de óleo de amêndoa e dez gotas de óleo essencial de limão taiti.
COSTAS QUENTES
Coloque a mistura em um tecido fino ou vazado, faça um rolinho e passe nas costas com movimentos de vaivém. Deixe agindo por cinco minutos e enxágüe com água morna.
Modeladora
Para fazer esta massagem, você vai precisar de um cosmético que facilite o deslizamento das mãos (de preferência, um creme lipolítico, ou seja, que ajuda a dissolver os nódulos de gordura) e muita, muita força. “As manobras são vigorosas, a ponto de deixar a área tratada vermelha e ligeiramente aquecida. Só assim vai conseguir agilizar a penetração do produto, amolecer a gordura e facilitar a queima”, explica a fisioterapeuta Mariana Ferraz. Como os movimentos são fortes, evite regiões com varizes.
CINTURA DE PILÃO
Passe o creme na barriga, envolva a cintura com o braço e puxe bem forte com a mão, da lateral do corpo em direção ao umbigo, como se quisesse marcá-la.
ROLO COMPRESSOR
Após espalhar o creme, massageie com força toda a extensão da coxa, dos joelhos em direção à virilha. As mãos ficam fechadas. Imagine que está tentando “quebrar” a gordura com a dobra dos dedos.
ATAQUE A POCHETE
Com as duas mãos fechadas e movimentos vigorosos, empurre a gordura acumulada na barriga de baixo para cima.
BONS COMPANHEIROS
Além de facilitar o deslizamento das mãos nas massagens modeladora e drenante, os cremes anticelulite reduzem o inchaço, ativam a circulação sanguínea e ajudam a dissolver os nódulos de gordura.
Drenagem
O princípio da técnica é conhecido: empurrar a linfa, um líquido viscoso, que carrega resíduos metabólicos e toxinas em direção aos gânglios, cuja função é purificá-la e mandar embora a parte que não interessa esse excesso, normalmente, é responsável pelo inchaço e pela celulite. “Por isso a drenagem deve ser feita logo após a massagem modeladora. Enquanto a primeira dissolve a gordura, a outra ajuda a eliminá-la”, diz Ana Luisa Massardi. Os movimentos devem ser feitos com ligeira pressão, mas não podem ser doloridos.
ARRASTÃO DE TOXINAS
Deitada, eleve uma das pernas, envolva-a com os dedos polegares e indicadores e deslize as mãos dos joelhos em direção à virilha, fazendo ligeira pressão sobre a pele.
NA BOCA DO ESTÔMAGO
Ponha o desentupidor de pia na área entre o peito e o umbigo e pressione cinco vezes, pelo menos, para estimular a eliminação das toxinas.
PRESSÃO À VÁCUO
Deitada, coloque o desentupidor na região da virilha, onde ficam os gânglios chamados inguinais, e bombeie com cuidado cinco vezes, no mínimo, de cada lado.
Relaxante
Esta massagem é peça-chave no tratamento, pois reduz a ansiedade, levanta o astral e ainda deixa a pele mais bonita. “Evite movimentos que sobrecarreguem outros músculos, como massagear a nuca, por exemplo você acaba cansando os braços e o relaxamento não acontece”, diz Mariana Ferraz, da clínica Hara. Não pule essa etapa do nosso pacote achando que vai ganhar tempo. Ela é tão importante quanto as outras três fases.
A SEUS PÉS
Sentada, segure um dos pés e faça movimentos circulares com ligeira pressão na sola, no dorso e nos dedos.
MAIOR AMASSO
Sentada, massageie a batata da perna fazendo movimentos de amassamento com os polegares, como se estivesse fazendo pão.
BYE-BYE, STRESS
Com a ponta dos dedos médio e indicador, faça movimentos circulares com ligeira pressão nas têmporas. Deixe os polegares apoiados na mandíbula.