Imprimir esta página

Mulher retrata em fotos como é ser “julgada” por estar acima do peso

  Redação Marie Claire

Haley Morris-Cafiero reuniu uma série de fotografias que registraram as expressões de reprovação de pedestres enquanto se exercitava na rua ou ia à praia

AMERICANA RETRATA COMO RECEBE OLHARES CRÍTICOS POR ESTAR ACIMA DO PESO (Foto: DIVULGAÇÃO)
AMERICANA RETRATA COMO RECEBE OLHARES CRÍTICOS POR ESTAR ACIMA DO PESO (DIVULGAÇÃO)

Em 2013, a fotógrafa Haley Morris-Cafiero lançou uma série de retratos mostrando como as pessoas reagiam mal ao vê-la em público simplesmente pelo fato de estar acima do peso.O sucesso da série de imagens foi tão grande que a americana de Memphis, no Tennessee, decidiu dar continuidade ao projeto. O resultado será divulgado no livro "The Watchers".

Desta vez, Morris-Cafiero registrou o olhar de reprovação dos pedestres enquanto se exercitava em público, fazia compras ou caminhava na praia durante o verão americano.

MULHER REGISTRA PRECONCEITOS EM FOTOS (Foto: DIVULGAÇÃO)
MULHER REGISTRA PRECONCEITOS EM FOTOS (DIVULGAÇÃO)

"Meu objetivo agora é ser mais assertiva com meu papel de mostrar como recebo olhares críticos quanto tento 'melhorar' a mim mesma para estar dentro dos padrões da sociedade", afirmou ao site "The Huffington Post".

A série de fotos na obra virão acompanhadas das críticas negativas que recebeu. "Muitos dos comentários de anônimos não estavam focados nas imagens em si, mas em o quão meu rosto, meu cabelo e minhas roupas eram. [As pessoas] não percebem que estão contribuindo com meu projeto ao fazerem julgamentos baseados em minha aparência.

Apesar da rejeição, a americana é incentivada a continuar com o projeto por pessoas que disseram passar pelas mesmas situações.

"Recebi centenas de emails de pessoas que encontraram inspiração nas fotos". Alguns agradecem e outros contam suas próprias de como aprenderam a amar seus corpos e superar o bulluing, além de evitar o suicídio, em alguns casos.

SÉRIE DE FOTOS SERÃO REUNIDAS EM UM LIVRO  (Foto: DIVULGAÇÃO)
SÉRIE DE FOTOS SERÃO REUNIDAS EM UM LIVRO (DIVULGAÇÃO) 
 

Fonte: Marie Claire