
Violência contra à Pessoa Idosa
Envelhecer é um processo, inerente a todos os seres humanos, que se inicia na concepção e perpassa todos os dias de nossas vidas. O estereótipo tradicional da velhice é o de pessoas doentes, incapazes, dependentes, demenciadas, rabugentas, impotentes, um problema e ônus para a sociedade. Todos envelhecemos e, os mais jovens, um dia, serão os idosos de seu tempo. Pessoas idosas não querem mais do que as outras: deseja equidade, tratamento digno, independentemente de sexo, raça, origem étnica, deficiência, situação econômica.
A OMS (2002) definiu violência contra o idoso como um ato de acometimento ou omissão, podendo se intencional ou involuntário. O abuso pode ser físico/ psicológico, podendo ou não envolver maus tratos de ordem financeira e material, acrescentando que independente do tipo de abuso esse certamente resultará em sofrimento desnecessário, lesão ou dor, perda ou violação dos direitos humanos do idoso.
A violência contra o idoso pode ser identificado de diversas formas de abuso:
- Violência Física: uso de força física que pode resultar completamente em dano, dor ou prejuízo físico;
- Violência Sexual: contato sexual não consensual de qualquer pessoa com um idoso;
- Violência Emocional ou Psicológica: definido como inflação de angústia ou dor emocional;
- Violência Financeira ou Econômica: consiste na exploração imprópria ou ilegal ou uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros e patrimoniais;
- Abandono: é um tipo de violência que se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção e assistência; Negligência: refere-se à recusa ou a omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos por parte dos responsáveis familiares ou institucionais;
- Auto negligência: diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados a si mesmo.
Violência contra o idoso é crime! Denuncie:
Ministério Público: (21) 2550-9050/ 9015
Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade: (21) 2235-3097
Núcleo Especial de Atendimento à Pessoa Idosa: (21) 2332-6342
Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa: (21) 2532-6359
Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI) da UERJ: (21) 2587-7236
Programa de Prevenção à Saúde – Feliz com a Vida
Coordenação: Vanessa Costa
Assistente Social
2542-5085 ramal 222
CAURJ
ATENÇÃO!
No dia 15 de junho comemora-se o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, por esta razão, a CAURJ promoverá o III Encontro do Programa Feliz com a Vida, no Campus da Praia Vermelha/UFRJ, com ações de prevenção e qualidade de vida para a comunidade da UFRJ.
Violência contra a pessoa idosa é crime! Denuncie!
DISQUE 100 da Secretaria Especial de Direitos Humanos, aqui você denuncia de forma anônima e gratuita e de qualquer telefone, qualquer forma de violação dos direitos dos idosos.